quinta-feira, 15 de março de 2012

Governo vai repassar 12,8 milhões para assistência social nos municípios

A deputada Dione Hashioka (PSDB) participou da solenidade de assinatura de termo de autorização entre o Governo do Estado e os municípios para repasse este ano de recursos financeiros de R$ 12,8 milhões provenientes do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). A verba deverá ser usada para o cofinanciamento dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais de caráter continuado, permanente e planejado da Política de Assistência Social. Participaram também do evento, o Governador André Puccinelli; a vice-governadora Simone Tébet; as secretárias de Estado de Saúde Beatriz Dobashi, e de Trabalho e Assistência Social Tânia Garib; o prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia; o Diretor-Presidente da Agepan, Roberto Hashioka; deputados, prefeitos e secretários municipais, entre outras autoridades. Dione Hashioka elogiou o trabalho do Governador André Puccinelli que em cinco anos ampliou em muito o repasse que era de R$ 5,5 milhões. “São investimentos imprescindíveis para os municípios. A parceria com o Governo amplia os programas sociais dos municípios. Viabilizando mais recursos a cada ano o Estado fomenta a assistência social que atende cada vez mais pessoas”, disse Dione Hashioka ao lembrar que, graças à determinação do Governador André Puccinelli os recursos proporcionam melhorias significativas nas ações sociais.
A Secretária Tânia Garib disse que Mato Grosso do Sul está à frente dos outros Estados neste processo. “Todo dia cinco de cada mês o dinheiro sai diretamente do Fundo Estadual de Assistência Social para o Fundo Municipal de Assistência Social, de maneira que nenhum município precise esperar o repasse do dinheiro para o recurso chegar. O processo é automático e sistemático, sem que haja qualquer interferência”, afirmou.
Os recursos serão repassados aos municípios de acordo com os níveis de gestão das ações sociais existentes em cada um deles. O Governador André Puccinelli disse que os técnicos do Governo estão à disposição dos municípios para auxiliá-los no cofinanciamento das ações existentes, para que possamos fazer uma superposição de ações e o melhor aproveitamento dos recursos. “Ações de saúde, educação e assistência social, habitação somadas a estas, que nós as entendemos como ações sociais, podem representar um melhor atendimento a toda população sul-mato-grossense, contemplando todos os 78 municípios do Estado”, disse Puccinelli.
 Marcos Augusto