quinta-feira, 8 de março de 2012

Assembleia Legislativa homenageia as mulheres em Sessão Solene



 A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira, 8 de março, Sessão Solene para homenagear as mulheres do Estado. O tema escolhido foi “Mulher: Amor e Compromisso”. O evento, presidido pela deputada Dione Hashioka (PSDB), contou com a presença de um público que lotou o Plenário da Casa. Durante a Sessão, 26 mulheres receberam o troféu Celina Jallad pela destacada atuação na prestação de serviços ao Mato Grosso do Sul, na defesa dos direitos das mulheres e na promoção de uma sociedade mais justa e humana. O troféu foi instituído através de decreto de autoria de Dione Hashioka aprovado em 2011. Ex-deputada e ex-conselheira do Tribunal de Contas, Celina Jalad morreu em fevereiro de 2011, vítima de um aneurisma. Participaram também do evento, a deputada Mara Caseiro, que também era proponente da Sessão junto com Dione Hashioka;  a conselheira do Tribunal de Contas Marisa Serrano; a Secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado, Tânia Garib a Subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Carla Stephanini; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Luis Carlos Santini; a procuradora de Justiça, Drª Ironi Alves Ribeiro Barbosa; a Major Orlange Sodré Rocha, que representava o Comandante do Comando Militar do Oeste, General José Francisco Ferreira e deputados estaduais.  

Fabiana Jallad
 Em seu discurso, a deputada Dione Hashioka defendeu uma maior participação da mulher na vida pública. “Não basta ser mulher para mudar a condição da mulher na política. Precisamos ver a política do ponto de vista feminino. Só assim teremos uma inovação, uma renovação, e a nossa participação será uma conquista, não uma concessão”, disse a Deputada ao afirmar também que as homenageadas com o troféu Celina Jallad dedicaram a vida para ajudar o próximo, demonstrando que é possível fazer algo pelas vítimas do preconceito e da miséria. Dione Hashioka se emocionou ao lembrar a conselheira e ex-deputada que dá nome ao troféu. “Celina era uma amiga e companheira. Ela nos deixou há um ano, mas seu trabalho e seu carinho ficaram gravados em nossos corações”, disse.

Marisa Serrano

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Marisa Serrano, homenageada da deputada Dione Hashioka, falou em nome dos laureados e abordou a importância de estimular a participação das mulheres no universo masculino da política. “Pela primeira vez na história, o cargo mais importante do País é ocupado por uma mulher. Apesar de grandes avanços, ainda há muitos desafios. Recentemente, o Fórum Econômico Mundial divulgou o ranking que mede o índice mundial de desigualdade de gênero. Dos 134 países estudados, o Brasil ocupa o 82º lugar”, afirmou. A Conselheira lembrou que em Mato Grosso do Sul as mulheres ocupam atualmente 11 das 78 administrações municipais, o que significa 8% do total das prefeituras. Encerrou sua fala convocando os homens a dividir as tarefas domésticas com as mulheres.

Olívia Braga Paula

“Defendo a divisão do trabalho doméstico entre homens e mulheres”, disse Marisa Serrano, que recebeu os aplausos das mulheres que lotaram o plenário. Representando o Governo do Estado, a Subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Carla Stephanini, disse que é preciso um compromisso do Poder Público para que as mulheres possam ser protagonistas e haja equilíbrio entre os gêneros nos cargos de comando. No caso do governo estadual, destacou Carla Stephanini, existe um equilíbrio entre homens e mulheres nos cargos de comando. “O secretariado é 50% de homens e 50% mulheres”, afirmou. Em um discurso emocionado e acompanhado por músicos do Coral da Assembleia Legislativa no violão e violino, a homenageada Tereza Name, amiga de infância de Celina Jallad, lembrou de vários momentos ao lado da ex-deputada estadual.

Tânia Solange Ferreira

“Eu e Celina tivemos uma trajetória de vida em comum. Cursamos magistério, fizemos pedagogia, casamos com descendentes árabes, cada uma perdeu um filho e entramos na vida pública. Trocávamos confidências e dividíamos idéias. Absorvíamos a dor uma da outra. Quando Celina nasceu, todas as flores nasceram. Quando ela morreu, todas as flores morreram”, finalizou Tereza, ao lado da afilhada Fabiana Jallad, filha de Celina. A Sessão foi abrilhantada pelo Coral dos servidores da Assembleia Legislativa e pela dupla Luiz Felipe e Fabiano, cantores que começam a despontar nas paradas musicais no Estado.

Integrantes do Projeto Costurinha

As homenageadas da deputada Dione Hashioka foram: Marisa Serrano (primeira mulher eleita para representar Mato Grosso do Sul no Senado. Formada em Letras e Pedagogia, ela já foi professora, supervisora e diretora de escola, vereadora e secretária municipal de Educação de Campo Grande; secretária estadual de Educação; deputada federal; Delegada do Ministério da Educação no Estado e atualmente é conselheira do Tribunal de Contas do Estado); Olívia Braga Paula (empresária do seguimento de serraria, é catequista da Comunidade Católica e uma das fundadoras da Pastoral da Saúde em Nova Andradina; Tânia Solange Ferreira (Integra o Projeto Costurinha, formado por esposas de militares da ativa do Comando Militar do Oeste. As voluntárias se mobilizam com objetivo de obter recursos para aquisição de enxovais destinados às famílias carentes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Luiz Felipe e Fabiano

As outras homenageadas na Sessão Solene foram: Neila Mara Costa Flores (Jardim); Maria Adelaide de Paula Noronha (Campo Grande);  Nancy Gomes de Carvalho (Defensora pública - Campo Grande); Maria Figueira de Souza (Paranaíba); Maria Lúcia Firmino (Três Lagoas); Gleice Rocha Falcão,  (Aquidauana);  Edi Cury Soares (Dourados); Tereza Name (Campo Grande); Sônia Morais Marques Luiz(Dourados); Antonieta Tortorela, (Campo Grande); Alice Aparecida Caprioli Carrocini (Eldorado);  Iolanda Tormena Fabries (Naviraí ); Marlene Neme Pereira (Naviraí); Rosely Aparecida Molina (Delegada da Mulher em Campo Grande); Ernestina Aparecida Giansante Grubert  (Jardim); Aparecida Cordeiro (Campo Grande); Cláudia Roberta Miola Canale (Campo Grande); Alir Terra Lima Tavares (Campo Grande); Maria de Lourdes Souza Cano (Campo Grande); Vanda Peres Begas (Campo Grande); Mariza Ribeiro Bueno Mota de Oliveira (Campo Grande) e Fabia Gislaine Martinez dos Santos (Antônio João).
Marcos Augusto/ALMS