segunda-feira, 5 de março de 2012

Dione e Roberto Hashioka participam de Sessão de outorga do Colar do Mérito Judiciário


 A deputada Dione Hashioka e o Diretor Presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – Agepan, Roberto Hashioka, participaram da Sessão Solene realizada na tarde da ultima sexta-feira (2 de março), pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul quando foi outorgada a comenda Colar do Mérito Judiciário, a mais alta honraria do TJ, concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica ou ao Poder Judiciário. Dione Hashioka compôs a mesa de autoridades representando o Poder Legislativo do Estado.
Foram homenageados com a comenda, os desembargadores aposentados Ildeu de Souza Campos e Elpídio Helvécio Chaves Martins e o empresário Ueze Elias Zahran. O presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Carlos Santini, falou da trajetória individual dos homenageados, lembrou as comarcas por onde passaram os então juízes Elpídio e Ildeu, e do trabalho empresarial e social de Ueze Zaharan. Segundo Santini, a trajetória do Desembargador Ildeu ficou marcada pela sua lucidez jurídica e pelo debate de alto nível. Mineiro de Itamarandiba, Ildeu de Souza Campos ingressou na magistratura em 1979, na Comarca de Cassilândia e foi titular também em Nova Andradina e Campo Grande onde, depois de chefiar a 5º Vara criminal e de menores e ser também o primeiro juiz de menores da Capital foi promovido, em março de 2000, para o Tribunal de Justiça. Ildeu Campos foi membro do TRE por dois anos e respondeu pela vice-presidência do TJMS  nos anos de 2007 e 2008. Aposentou-se em dezembro de 2009. “Esta comenda é o mínimo que poderíamos fazer para agradecer seu trabalho. Muito obrigado por tudo”, enfatizou Santini.


Sobre o Desembargador Elpídio o Presidente do TJMS disse que foi sob sua orientação que foram criados os selos de autenticidade utilizados nos cartórios extrajudiciais. “Também marcou por ter sido o responsável pela criação da comissão judiciária de adoção - com expressão em âmbito nacional”, enalteceu Santini. Elpídio Helvécio iniciou na magistratura em 1980 como juiz de 1ª Entrância na Comarca de Rio Brilhante e depois de passar por juizados na Capital foi promovido em 1990, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça.
Ao falar do empresário Ueze Zahran, Luiz Carlos Santini lembrou que ele é o responsável pela única empresa genuinamente sul-mato-grossense e da América do Sul chamada pela ONU para participar de um projeto global contra a fome. “Sua fundação tem estrutura de responsabilidade social. Ele reverte benefícios empresariais dos que trabalham e de quem não trabalha na empresa, participa e investe na arte”, elogiou. Ueze Zahran é proprietário da empresa Copagaz, com distribuidoras em 19 estados brasileiros, da Rede Mato-grossense de Televisão, transportadoras, um haras para criação de cavalos árabes e uma produtora. Depois de receberem a comenda, os desembargadores foram presenteados com as togas que usaram quando atuavam no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O Desembargador Ildeu de Souza Campos, que emocionado, falou em nome dos três homenageados, agradeceu e expressou sua gratidão pela comenda Colar do Mérito Judiciário em nome de todos e no fato de receber a homenagem ao lado de pessoas tão importantes. Ele lembrou sua origem mineira, citou Montesquieu e agradeceu pela honraria que, segundo ele, tanto se reveste de significação. “Os agraciados formalizam o mesmo sentimento de reverência a este Tribunal. A todos abraçamos sensibilizados", disse.
A deputada Dione Hashioka sentiu-se honrada em representar o Poder Legislativo Estadual em um evento que homenageava personalidades importantes para o Estado, entre eles, um grande homem que, além de marcar um período com um importante trabalho jurídico na Capital, também fez história em Nova Andradina. Ildeu de Souza Campos marcou sua passagem por Nova Andradina pelo trabalho incansável em prol da Justiça. Conforme a Deputada, o então juiz, que foi diretor do Fórum naquele Município por três gestões além de acumular a função de juiz eleitoral, recusou duas promoções para Campo Grande devido ao trabalho no Município que exigia sua permanência, e aos amigos que o acolheram com muito carinho e o reverenciam até hoje. No final da solenidade, os integrantes da orquestra do Grupo Incentivo à Cidadania e Qualidade de Vida - Viver Bem, apresentaram as canções, Norigian de Wood e Chalana.
Marcos Augusto