quarta-feira, 7 de março de 2012

Dione Hashioka comemora Dia da Mulher com servidoras de delegacias da Mulher


 Um evento promovido pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Mato Grosso do Sul reuniu centenas de convidados, a maioria mulheres servidoras de delegacias de atendimento a Mulher de várias cidades do Estado. O evento que aconteceu nesta quarta-feira, 7 de março, foi prestigiado por autoridades da Segurança Pública e outros segmentos como a deputada Dione Hashioka (PSDB), que representou o Poder Legislativo; o Secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini; a conselheira o do Tribunal de Contas do Estado, Marisa Serrano, palestrante do evento; a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Carla Stefanini; o Diretor Geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas; o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto David dos Santos, a Delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Andradina, Sílvia Nascimento e o Delegado Messias Furtado de Fátima do Sul. Vinte e seis mulheres foram homenageadas no evento que marcou também, os 26 anos de existência da Deam. A anfitriã do evento e titular da Deam, Roseli Molina, afirmou que a homenagem reflete a responsabilidade de uma delegacia especializada que resgata nomes importantes que fizeram história e atuaram de forma enfática no combate à violência doméstica e mostra os efeitos conseguidos através das lutas e conquistas do segmento.
O secretário Wantuir Jacini mostrou-se satisfeito em participar de um evento voltado às mulheres na comemoração de suas conquistas. Ele afirmou que a excelência do trabalho da delegacia contribui para a redução dos índices de criminalidade contra a mulher vítima de violência no Estado. Para a conselheira Marisa Serrano, que foi uma das palestrantes no evento, os avanços conseguidos pelas mulheres através dos tempos começam com a conquista do direito ao voto há 80 anos. “Desde esta época até os dias atuais, estamos conseguindo mais evidência. Hoje temos acesso ao trabalho, novas responsabilidades e perspectivas que reafirmam o papel e a importância da mulher na sociedade”, destacou Marisa. Carla Stefanini lembrou que Mato Grosso do Sul é um Estado pioneiro na criação de delegacias especializadas que atendem as mulheres e na criação dos Centros de Atendimento Especializados à Mulher em Situação de Violência presentes em 12 cidades-polos e lembrou que “a perspectiva é de melhorar estes serviços. O governo do Estado está fortalecendo esta rede e aprimorando o atendimento das delegacias e dos centros especializados”.
Dione Hashioka elogiou o trabalho realizado pela Delegacia da Mulher comandada pela delegada Roseli Molina, e pela delegada-adjunta Marília de Brito que, segundo a Deputada, dedicam-se com dinamismo e espírito de liderança empregados em poucos meses à frente da Deam e já obtiveram os resultados esperados. Conforme Dione Hashioka, a Deam contribuiu, há 26 anos para com a paz entre as famílias, na defesa da mulher, da mãe, em busca de uma sociedade livre e justa. A Deputada lembrou da Delegacia da Mulher de Nova Andradina, criada em 2003 e construída com recursos provenientes de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura do Município na gestão do ex-prefeito Roberto Hashioka, que foi a primeira do interior.
 “As Delegacias da Mulher de todo o Estado contam com um trabalho organizado e que merece nosso reconhecimento”, completou Dione Hashioka. Cheila Vendrami, da Secretaria de Educação do Estado proferiu uma palestra sobre as ações que contribuem para a redução da violência doméstica nos lares. As mulheres homenageadas foram: Odete Nunes Coelho (investigadora de polícia judiciária de Nova Andradina); Cemírames Pereira da Silva; Dalva Gomes Sampaio; Denise Correa Xavier; Doralice Cristaldo Duarte; Elca da Silva Segatto; Eliane Freitas Dias; Eva Adriana Eredes; Fabiane Gardini; Iracema Conceição Escheverria; Ivone de Mello; Jane Maria Motta Satradiotti; Lucilene Aparecida de Souza Pereira; Lucilene Maciel; Madalena Pereira da Silva; Maria de Fátima Rezende; Maria do Socorro Mamede de Lucena Pereira; Maria Madalena Gomes Pereira Maciel; Nadia de Souza Rodrigues; Nágila Aparecida Braga de Almeida; Sandra Alt; Sonia Maria Vila Maior; Suely Aparecida Baldo; Suely Maria Monteiro de Oliveira Moreira; Terezinha Aparecida dos Santos e Zenóbia dos Santos Pedrosa.
Marcos Augusto