segunda-feira, 26 de março de 2012

Dione Hashioka propõe a instituição da Semana de Conscientização sobre o Autismo

Proposta de Dione Hashioka visa informar sociedade para inclusão social de pessoas autistas.

A deputada Dione Hashioka (PSDB) propôs em sessão plenária da Assembleia Legislativa a Semana Estadual de conscientização e Reflexão sobre o Autismo que deverá ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de abril.

Segundo a Deputada, a proposta tem por finalidade conscientizar a sociedade acerca das necessidades dos portadores de autismo, dos pais e profissionais envolvidos incentivando a inclusão social por meio de ações educativas, encontros, exposição de vídeos, palestras e seminários.


Conforme Dione Hashioka justificou em seu Projeto, o autismo é um transtorno de base neurobiológica, de etiologia desconhecida, que provoca prejuízos nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. A síndrome ocorre em um bebê para cada mil nascimentos, tendo maior incidência em meninos, e se manifesta durante os três primeiros anos de vida.

A Deputada lembrou que o diagnóstico do autismo é feito somente por observações comportamentais e devidamente complementado por testes educacionais e psicológicos. Segundo especialistas, pessoas autistas costumam apresentar características como não estabelecer contato com os olhos, agir como se não tomassem conhecimento do que acontece ao seu redor, podem até se ferir ou machucar outras pessoas sem motivo, apresentar certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se, além do grande apego a objetos.

Uma das dificuldades no diagnóstico do autismo é a confusão da síndrome com hiperatividade ou outra patologia similar, o que pode prejudicar o tratamento. “O objetivo desse Projeto de Lei é discutir e trocar experiências sobre essa síndrome. Acredito que assim conseguiremos incluir os autistas na sociedade bem como encontrar soluções perante as dificuldades enfrentadas por todos os envolvidos”, afirmou Dione Hashioka.
Marcos Augusto/ALMS