quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dione Hashioka recepciona o cônsul japonês na Assembleia Legislativa


O cônsul do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, e o vice-cônsul Yusuke Nakayama, em vista ao Estado, estiveram na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul onde foi recebido pela 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka. Chegaram ao Estado nesta terça-feira quando visitaram várias instituições da colônia Japonesa e a feira central onde saborearam os pratos oferecidos no local. Noriteru Fukushima disse que ficou impressionado com a força da cultura japonesa. “Me comovi com o interesse dos brasileiros pela cultura japonesa. O Japão tem muito a agradecer Mato Grosso do Sul por este acolhimento”, disse.
Em 1914, os japoneses chegaram ao Mato Grosso do Sul para a construção da ferrovia. Eles foram recebidos de braços abertos e aqui ficaram. Nesta visita, fiquei emocionado com a receptividade do povo deste Estado”, ressaltou o cônsul.
A deputada Dione destacou o bom relacionamento do Poder Público com a comunidade japonesa. “Mato Grosso do Sul tem uma sociedade miscigenada. O povo japonês contribuiu e contribui para com o desenvolvimento do nosso Estado, portanto, nada mais justo que o Poder Público receber com muita honra o cônsul geral do Japão”, afirmou a Deputada que acompanhou o Cônsul na visita à Governadoria onde foi recebido pelo Governador André Puccinelli. Durante a conversa Noriteru Fukushima, demonstrou grande interesse em estreitar os laços com Mato Grosso do Sul.
André Puccinelli falou sobre a legislação estadual que concede em média 67% de redução sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). “Se for muito inovador e gerar muitos empregos isso pode chegar a 97%”, explicou Puccinelli que também falou sobre os projetos prioritários do governo brasileiro, a ligação ferroviária do Porto de Paranaguá aos portos do Oceano Pacífico, passando pela Argentina e Chile.
Para o Cônsul, a ligação do Estado com o Pacífico é de extrema importância para o Japão, China e outros países da Ásia que atravessam um momento de grande expansão econômica além de importarem diversos produtos agrícolas do Estado. Fukushima ainda falou sobre o interesse das empresas em retornar ao Brasil, após se recuperar de uma grande crise econômica nos anos 90. 
O último compromisso do Cônsul no Estado foi a abertura do 3º Festival do Japão no Shopping Campo Grande. Acompanhou as visitas, o Deputado Federal Akira Otsubo e os secretários, Carlos Alberto Said Medeiros e Tereza Cristina Corrêa da Costa, além do presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Acelino Nakasato. Dione Hashioka participou também do Almoço com o Cônsul Noriteru Fukushima, promovido pela comunidade japonesa em Campo Grande.