terça-feira, 21 de maio de 2013

Dione Hashioka prestigia solenidade de abertura da Semana da Indústria


A deputada Dione Hashioka e o prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka, prestigiaram a solenidade de abertura da Semana da Indústria, realizada na noite de segunda-feira, 20 de maio no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Participaram também do ato, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longem, o Governador André Puccinelli, secretários de Estado, deputados, o prefeito de Campo Grande Alcídes Bernal e o presidente da Eldorado Celulose, José Carlos Grubisich que, junto com outros empresários, foi empossado no cargo de conselheiro, fez uma palestra sobre o setor industrial do Estado. 28 empresários tomaram posse como Conselheiros Estratégicos do Sistema Fiems. O conselho tem o objetivo de indicar mecanismos para solução de problemas no setor industrial de Mato Grosso do Sul, com a proposição de diretrizes gerais, expansão de atividades e permanente diálogo com setores políticos e estratégicos sobre a indústria.
Sérgio Longen, falou da força do setor industrial em Mato Grosso do Sul, onde já estão em operação 11.115 estabelecimentos e que juntos empregam 134.883 trabalhadores. "O PIB (Produto Interno Bruto) Industrial deve fechar 2013 em R$ 12,1 bilhões e as empresas industriais têm a expectativa de obter faturamento de R$ 24 bilhões", disse Sérgio Longen. Ele também destacou que uma indústria forte necessita de apoio pesado por parte do Sistema Fiems, que nos últimos 6 anos tem correspondido à altura com inúmeras ações, tais como o desenvolvimento do Projeto de Logística Centro-Oeste Competitivo em parceria com a Famasul, a implantação do PDR (Plano de Desenvolvimento Regional), as gratuidades do Senai, com o oferecimento de 60 mil vagas em 269 cursos distribuídos por 45 municípios, a construção de 32 Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em 28 municípios e edificação de mais 8 unidades para chegar a um total de 40 bibliotecas até 2015. "Estamos reformando e ampliando as nossas unidades do Sesi e Senai em Dourados, Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas e construindo centros integrados Sesi e Senai em Aparecida do Taboado, Naviraí, Nova Andradina, Maracaju, bem como uma nova agência do Senai em Sonora, um novo Sesi e um Instituto Senai de Inovação em Biomassa em Três Lagoas e um Observatório Socioambiental do Sesi em Bonito", enumerou o presidente da Fiems.
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, fez questão de registrar o compromisso da Prefeitura Municipal com o desenvolvimento industrial da região.
O governador André Puccinelli reforçou que a indústria vem se tornando uma parceira cada vez mais importante do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e um reconhecimento disso foi a assinatura do decreto que prorroga os benefícios fiscais do setor até 2028.
Em sua palestra, José Carlos Grubisich disse que Mato Grosso do Sul tem potencial para atrair ainda mais investimentos. "O Estado tem logística competitiva, solos férteis, tecnologia disponível. São vantagens competitivas que fazem toda diferença na hora de decidir onde fazer um investimento", ressaltou, ao lembrar que o Estado tem se equipado para atração de novos empreendimentos e a Fiems tem tido papel de protagonista no processo, com formação de mão de obra no Senai e a atração de investidores. Grubisich também mencionou o projeto de expansão das atividades da Eldorado em Mato Grosso do Sul. "Com a duplicação da capacidade produtiva da fábrica serão criados mais de 2,5 mil postos de trabalho, dos quais 2 mil vão para a área de plantio de eucalipto e mais 500 vagas na indústria, além de 10 mil empregos indiretos", informou.
Dione Hashioka cumprimentou o Presidente da Fiems Sérgio Longem pelo trabalho desenvolvido na instituição e pela iniciativa em promover a Semana da Indústria que, segundo ela, “mostra o potencial do Estado e atrai novos investimentos”.