segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dione Hashioka participa do encontro de gestores públicos do turismo


A deputada Dione Hashioka, segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa, participou nesta segunda-feira, 20 de maio, do 1º Encontro de Gestores Públicos Municipais do Turismo de Mato Grosso do Sul. A Deputada é autora da Lei 3.650 sancionada em março de 2009, que estabelece requisitos mínimos para a criação de estâncias turísticas municipais. Segundo Dione Hashioka, o objetivo do encontro, que aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, é orientar, dar suporte, incentivar e acelerar o trabalho dos prefeitos e dos profissionais do setor de turismo nos municípios municiando-os com informações sobre as ações estaduais e nacionais que amparam a gestão municipal no setor.
A diretora presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brun, fez a apresentação do Plano de Marketing “O Brasil recebe a todos. Mato Grosso do Sul quer você”, e explicou minuciosamente as ações da Fundtur, os projetos e programas desenvolvidos pelo Estado visando o desenvolvimento do turismo.
Conforme Nilde Brun, a missão do Governo do Estado na política de desenvolvimento do turismo é dividida em um tripé de atuação: Infraestrutura, Capacitação/Sensibilização e Marketing incluindo Planejamento estratégico e Participação em Eventos. “O turismo deve ser encarado como uma ferramenta de inclusão social. Queremos uma gestão compartilhada e participativa integrando todo segmento e setores, incluindo os gestores públicos no desenvolvendo e fortalecendo nosso turismo”, disse Nilde Brum.
A deputada Dione Hashioka disse que, encontros como este é de suma importância, pois oportuniza a participação e discussão de todos os interessados em adequar seu município à palavra de ordem do momento que é “município economicamente sustentável”.
A Lei 3.650 visa estimular os municípios a desenvolver e explorar seu potencial turísticos de maneira consciente e sustentável”, disse a Deputada.
Dione Hashioka lembrou que entre as espécies de estâncias que se pretendeu criar com esta Lei, estão as estâncias hidrominerais; de eventos e negócios; de natureza; de Lazer, e também histórico cultural.
Podemos considerar 'turismo' qualquer atividade de deslocamento de seu local de origem à outro desde que tenha o interesse humano” afirmou a Parlamentar lembrando também que “almeja-se o desenvolvimento dessas variedades de possibilidades, no que se refere à exploração turística dos nossos municípios, a utilização do turismo como uma atividade econômica sustentável, vez que é um papel relevante na geração de empregos e renda, além de proporcionar a inclusão social desses municípios”.

Durante o evento aconteceu o lançamento dos catálogos das 10 regiões turísticas (fotos) do Estado com detalhes de alguns dos atrativos de cada uma.
Entre os participantes do encontro estava a vice-governadora Simone Tebet; o Deputado Federal Geraldo Resende; prefeitos, entre eles, Vagner Guirado, de Anaurilândia; vereadores; o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente de Nova Andradina, Márcio Costa e a Secretária de Meio Ambiente e Turismo de Batayporã, Darzisa Maria de Jesus. 
 
Regiões turísticas:

CAMINHO DOS IPÊS– Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti;
Atrativos: Prédios históricos, parques urbanos, reservas naturais, pousadas, pousadas rurais, pesqueiros e balneários.



BONITO - SERRA DA BODOQUENA – Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Nioaque, Caracol, Porto Murtinho;

Atrativos: Balneários públicos e privados, Rio Formoso, Rio da rata, dolinas, lagoas, grutas, abismos, flutuação e mergulho em águas cristalinas, circuito de arvorismo, trilhas, rapel, cachoeiras, cavernas, Rio Paraguai, torneios de Laço Comprido e pontos históricos da Retirada da Laguna (maior epopéia bélica do Exército Brasileiro).
CAMINHOS DA FRONTEIRA – Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru;

Atrativos: Contexto histórico ligado à Guerra da Tríplice Aliança, magníficas quedas d’água, rios de águas, rios de águas cristalinas, trilhas, grande diversidade da fauna e flora, formando um exuberante cenário ecológico.
7 Caminhos da Natureza/CONE SUL – Juti, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo;

Atrativos: Parque Nacional de Ilha Grande, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Parques naturais municipais, bosques, cachoeiras, praias de água doce, museu e festas.



GRANDE DOURADOS – Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Caarapó;

Atrativos: Exposições agropecuárias, eventos, pesqueiros, aldeia indígena, parques urbanos, prédios históricos e balneários.


 
VALE DAS ÁGUAS – Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu;

Atrativos: Unidades de conservação, áreas rurais, rios piscosos, pesqueiros, sol e praias de água doce.

 
COSTA LESTE – Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia;

Atrativos: Sol praias do Rio Sucuriú e Paraná, pesca nos rios Paraná, Verde, Sucuriú, Pardo e nos grande lagos balneários, públicos e privados, Usinas hidroelétricas, marinas, áreas rurais e industriais.

ROTA NORTE – Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel d´Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica, Paraíso das Águas;

Atrativos: Nos Rios Coxim, Correntes, Piquiri, Sucuriú e Taquari, belas cachoeiras intactas e preservadas, riachos, córregos, ribeirões e piscinas naturais, rochas de milhões de anos lapidadas pelo vento, sítios arqueológicas, grutas com inscrições rupestres, serras, morros, cânions e cupins luminosos.
  
PANTANAL – Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário, Anastácio;

Atrativos: Observação da fauna e flora, safári, fotográfico, cavalgadas, culinária, pantaneira, passeios a cavalo, passeios de barco, pesca e pousadas pantaneiras.

 
VALE DO APORÉ - Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Chapadão do Sul.


Atrativos: Fazendas agrotecnológicas, eventos regionais e culturais, bóia-cross, balneários, pesqueiros, cachoeiras, praia de água doce, trilhas, prédios históricos e museus.