quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dione Hashioka recebe rondonistas do Estado


A deputada Dione Hashioka recebeu na tarde desta quarta-feira, 22 de maio, a visita de integrantes do Conselho Executivo da Associação Estadual dos Rondonistas do Estado de Mato Grosso do Sul, instituição que coordena o Projeto Rondon no Estado. Marilena Dias Barreto dos Reis (Presidente) Luiza da Rocha Vieira e Margareth Reis Mercadante, integrantes da instituição informaram que o nome do Projeto inspirou-se na figura do bandeirante do século XX, grande desbravador do interior brasileiro, pioneiro da integração nacional, o humanista Cândido Mariano da Silva Rondon.
O objetivo segundo as rondonistas é congregar em todo o estado as pessoas que, direta ou indiretamente tenham participado das atividades do Projeto Rondon ou que desejem participar do desenvolvimento sustentável e da integração nacional, com a efetiva interação entre as comunidades e instituições do ensino superior e técnico do estado de Mato Grosso do Sul. Para desenvolver suas ações a Associação Nacional dos Rondonistas assinou um acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa e Ministério da Educação com vigência de 10 anos.
O Projeto Rondon surgiu em 1966, idealizado pelo Professor Wilson Choeri, da Universidade da Guanabara – RJ, com o propósito maior de integrar as diferentes regiões e localidades do país, além de despertar a consciência dos futuros dirigentes para as diferentes realidades do Brasil continental por meio de ações eficazes e proativas. Até 1969, foram organizadas e executadas varias operações nacionais, regionais, estaduais, especiais e “campi” avançados, com a participação de mais de 350 mil universitários. Era uma atividade bastante complexa, dinâmica e com grande riqueza de potencialidade.
De 1970 a 1985 ocorreu o esvaziamento do Projeto, culminando com a sua extinção como Órgão Federal. A Associação dos Rondonistas afirma que, “mesmo deixando de ser vinculado ao Governo Federal, o Projeto Rondon não deixou de existir, pois era, e continua a ser um ideal, uma resposta ao idealismo, aos anseios, vocações e angustias da juventude brasileira”. As atividades do projeto Rondon em Mato Grosso do Sul estão voltadas para o desenvolvimento sustentável e para a integração nacional, com a efetiva interação entre as comunidades e instituições do ensino superior e técnico do estado de Mato Grosso do Sul.