quarta-feira, 29 de maio de 2013

Deputada Dione Hashioka participa de reunião em Brasília com Ministra Gleisi Hoffmann

A deputada Dione Hashioka participou do encontro com a Ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em Brasília -DF, e uma comitiva formada por deputados estaduais, produtores rurais e bancada federal de Mato Grosso do Sul pedindo o fim dos conflitos entre índios e fazendeiros e a suspensão das demarcações de terras. Conforme a Deputada, foi solicitada também a inclusão da Embrapa e do Ministério da Agricultura no processo de demarcação.
Os produtores rurais defendem a retirada urgente dos índios das terras invadidas e mais ação do governo federal para resolver o problema.
O senador Waldemir Moka, responsável pela articulação da reunião, disse que hoje a Funai demarca a terra e o ministro da Justiça dá o aval. Em Mato Grosso do Sul há 63 áreas invadidas e algumas, há 15 anos. A ministra Gleisi Hoffmann vai analisar a situação em Mato Grosso do Sul e dar uma resposta em uma semana sobre a possibilidade de parar as demarcações.
Antes da reunião com Gleisi Hoffmann, a comitiva formada por deputados estaduais, produtores rurais e bancada federal participou de uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária. O objetivo do encontro foi achar uma solução que dê segurança jurídica e acabe com o clima de tensão envolvendo produtores rurais e índios.