terça-feira, 8 de maio de 2012

Empresa européia quer transformar lixo em diesel no Brasil

A empresa Saven Energia Limpa pertencente ao grupo Savelli Itália que já está operando na cidade italiana de Pavia, está transformando lixo em energia limpa. O sistema promete reduzir custos com processamento de lixo, melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para com a sustentabilidade do planeta. Visando a expansão da indústria os empresários pretendem investir no Brasil que tem resíduo urbano em grande escala.



Em uma reunião nesta segunda-feira, 07 de maio, entre a deputada Dione Hashioka, o Senador Delcídio do Amaral e o representante da Saven Engenharia, Thiago Verroni o sistema foi apresentado como um novo e revolucionário projeto que transforma uma ampla variedade de resíduos em diesel sintético.



Segundo Thiago Verroni, a tecnologia Saven consiste em converter lixo nas suas mais variadas formas - plásticos, celulose, resíduos agrícolas, etc - em combustível sintético líquido por meio de um processo que utiliza pressão e alta temperatura (através do atrito), possibilitando o total controle das emissões. Essa grande novidade tecnológica ao mesmo tempo em que elimina o lixo produz energia limpa e protege o meio ambiente. Os resíduos triturados passam por tratamentos químicos e biológicos e são transformados em produtos limpos tais como biogás e diesel sintético.



A deputada Dione Hashioka disse que o processo não é de todo desconhecido, mas inovador e pode ser a solução na falta de espaço para construção de aterros sanitários e para a destinação do lixo nas grandes cidades. “A preservação do meio ambiente é constante na empresa que transforma lixo em Diesel sintético evitando o descarte em locais inapropriados”, disse Dione Hashioka.


O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostra que os brasileiros geram cerca de 60 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Somente 89% do lixo gerado é recolhido e 11% são descartados nas ruas, rios e em outros locais. Mesmo aqueles que são recolhidos, em muitos casos são levados para lixões inadequados e os líquidos originados pela decomposição chamados de chorume, contaminam os lençóis freáticos.
Marcos Augusto