quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dione Hashioka defende compra do frigorífico Independência pelo Grupo JBS


A deputada Dione Hashioka (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na Sessão Plenária desta quarta-feira, 09 de maio, para defender a compra do Frigorífico Independência pelo Grupo JBS. Conforme a Deputada, o retorno das atividades significa emprego direto e indireto para cerca de duas mil pessoas no Estado e maior desenvolvimento econômico para Nova Andradina, além dos municípios vizinhos e para Mato Grosso do Sul.
Dione Hashioka falou sobre a Nota de Interesse Público divulgada pelo prefeito Gilberto Garcia de Nova Andradina que enfatiza o impacto positivo que o retorno do funcionamento da unidade trará ao Município, fundamental para a economia com amplos benefícios para toda a região do Vale do Ivinhema. Dione Hashioka afirmou que a proposta do comprador é de que será efetuado pagamento imediato de todos os créditos trabalhistas.
Para a Deputada, reativar o frigorífico significa maior circulação de transporte bovino e incremento na movimentação econômica. “Estamos torcendo para que dê certo a negociação de compra do Independência. Colocar em funcionamento um dos complexos industriais mais modernos do país é fundamental para a economia de Mato Grosso do Sul. Com o pagamento dos créditos trabalhistas haverá uma  maior movimentação de dinheiro e desenvolvimento para as cidades”, afirmou.
O prefeito Gilberto Garcia disse na Nota, que o maior interesse da comunidade é com o desenvolvimento de nossas potencialidades. “Nossa cidade está preparada para receber grandes investimentos. Estamos dotados de malha viária de primeira linha, sistema de saúde e educação adequadas, estrutura urbana bem planejada, matéria prima de qualidade e mão de obra qualificada”, afirma. A Deputada e o Prefeito não aceitam que visões unilaterais lancem tardiamente um debate sobre questões mercadológicas de caráter duvidoso no momento em que, após um longo tempo de espera, o Grupo JBS mostra interesse na aquisição do Frigorífico.
“A unidade do Independência de Nova Andradina esta fechada á três anos, estamos aqui na defesa dos trabalhadores, não só de Nova Andradina, mais de toda a região e por conseqüência, do nosso Estado de Mato Grosso do Sul. Só a unidade de Nova Andradina gera, direta e indiretamente, mais de dois mil empregos, sabemos também que haverá uma maior circulação de transporte de bovinos, ou seja, carne, em toda a região e isto significa um incremento na movimentação econômica, e no comércio de um modo geral. Sabemos das responsabilidades que nosso Governador tem também em relação a arrecadação do Estado e portanto não poderíamos deixar de manifestar o nosso apoio, não ao monopólio, mas em defesa de um grupo que quer investir em nosso Estado e gerar emprego para nossa gente”, disse Dione Hashioka.
Em um aparte, o deputado Márcio Monteiro disse que a JBS é a maior do setor no mundo e extremamente importante para o Estado. Ele lembrou que “são três unidades paradas que não estão gerando nenhum tipo de emprego, nenhum tipo de riqueza, não está gerando renda pra ninguém”. Dione Hashioka lembrou que o Independência é uma das melhores plantas do Estado e foi uma das primeiras a exportar carne. “Essa retomada das atividade de um dos melhores complexos industriais do Brasil, com certeza vai divulgar o nome do Estado para vários mercados, vários consumidores a nível nacional e internacional. Quero me somar ao prefeito de Nova Andradina, aos demais prefeitos para que as plantas voltem a funcionar e gerar emprego”.
O Deputado Gerson Domingos sugeriu à Deputada, a realização de uma audiência pública para discutir a questão dos frigoríficos no Estado. “Vamos fazer gestões para que possamos o mais rapidamente possível fazer com que essa audiência aconteça”, encerrou Dione Hashioka.
No próximo dia 15 de maio, os credores do frigorífico Independência realizam nova assembleia para avaliar a proposta de compra de ativos feita pelo JBS.
Marcos Augusto - Foto:ALMS