sexta-feira, 18 de maio de 2012

Deputada visita construção de casa feita com ‘tijolo moderno’ e econômico

A Expo-MS Industrial 2012, promovido pela Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul, que começa no próximo dia 22 e vai até 25 de maio, vai mostrar, entre outras exposições, um projeto inovador e econômico para novas construções imobiliárias. A deputada Dione Hashioka, convidada pelos empresários e diretores do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção de Campo Grande e da Associação dos Comerciantes de Material de Construção - Acomac foi ver o início das obras de uma casa com 60m² que está sendo edificada no recinto do Centro de Convenções Albano Franco, onde vai acontecer a Feira. A proposta é de um grupo de empresários de Mato Grosso do Sul que, instalados em Terenos, começaram a fabricar blocos cerâmicos de alta resistência com um produto certificado pelo Programa Setorial de Qualidade do Ministério das Cidades. Dione Hashioka foi recebida pelos engenheiros Edvaldo Costa Maia, Nelson Antônio Silva Barros, supervisor da obra, Fernando Volpini, proprietário da empresa e pelo diretor executivo da Acomac, Mário Sérgio Marinho.
O material está sendo chamado pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer, de ‘Solução Cerâmica Minha Casa Minha Vida’. Os organizadores construirão na Expo-MS em apenas cinco dias, um modelo de casa com 60m², para demonstrar todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos, como redução do tempo de construção e de até 30% no valor da obra. Segundo os engenheiros, outras vantagens da Alvenaria Estrutural são as reduções no uso de concreto e ferragem, de mão de obra de carpintaria e ferreiro, e de peças de madeira para formas, torna a construção mais fácil, com canteiros de obra mais limpos e ecológicos, sem entulhos e restos de madeira. O projeto já foi exposto no Rio de Janeiro; em Cuiabá e no Ceará. Em Mato Grosso do Sul  projeto conta com o apoio do Sindicado da Indústria de Cerâmica do Estado do Mato Grosso do Sul, da Cerâmicas Volpiso, que cedeu os blocos estruturais, do Sindicato do comércio varejista de materiais de construção e da Acomac – Associação de Comerciantes de Materiais de Construção de Campo Grande representada pelo Presidente Fábio Ângelo Bigolin que, junto com Mário Sérgio Marinho, buscou parcerias para a estruturação da Mostra.
Dione Hashioka elogiou o projeto que considerou importante para os dias atuais por preservar o meio ambiente. “O custo final da obra é menor, a construção mais rápida, não precisa cortar parede para fazer as instalações elétricas e hidráulicas e no final, o visual é muito atrativo. Parabéns pelo projeto que já é sucesso e deverá estar nas lojas em três anos”, disse Dione Hashioka. Várias palestras estão programadas destacando temas como “Gestão de Marcas”, “O Brasil que dá certo” e “Panorama e Perspectiva da Economia Brasileira e Global”, esta ultima ministrada pelo economista Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda.
 Marcos Augusto