sábado, 14 de maio de 2011

Unidade Móvel Ginecológica continua atendendo mulheres nas regiões urbana e rural de Nova Andradina

Unidade Móvel adquirida graças à Emenda Parlamentar da deputada Dione Hashioka tornou-se um grande instrumento de atendimento público em Nova Andradina. O veículo, uma Van, é totalmente adaptada para a realização dos exames preventivos de câncer do colo do útero e das mamas.
Um dos programas de maior sucesso na Rede Municipal de Saúde, no que se refere às ações preventivas, é o trabalho realizado pela equipe da Unidade Móvel Ginecológica.
Aproximando-se do atendimento à mil mulheres, a UMG já beneficiou mulheres na maioria das regiões da cidade, e já começou o trabalho na zona rural. Para este mês de maio, de acordo com a Primeira Dama Joana D’Arc, que acompanha todas as realização do Programa, os ESF’s - Estratégia de Saúde Familiar,  tem sido visitados pela Unidade, com planejamento, relatórios, divulgação, visitas domiciliares, palestras educativas e entrega de resultados dos exames realizados.
No dia 6 de maio, foi realizado encontro de sensibilização para mães dos alunos da APAE de Nova Andradina. Outro encontro do mesmo nível, acontece para as mães dos alunos do curso profissionalizante também da APAE, no dia 11 de maio.
Os assentamentos 17 de Abril e Santo Expedito receberam a equipe da Unidade Móvel, no dia 12 de maio. Neste sábado, 14 de maio, foi a vez da coleta de material e encontro educativo de sensibilização, no pátio do Peti, da Vila Operária.
O Projeto Conviver será beneficiado pela Unidade Móvel Ginecológicano dia 17, e no dia 18 serão as mulheres da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. No dia 19, a UMG estará no CREAS.
A Unidade estará atendendo todos os bairros de Nova Andradina e retornando para o prosseguimento dos atendimentos. Neuza Serra, Coordenadora da UMG afirmou que o prefeito Gilberto Garcia tem oferecido apoio incondicional para que a equipe atue de forma a atender o maior número de pessoas. O Secretário de Saúde Tito José, incentivador do programa, não mede esforços para que sejam atingidos os objetivos e proporcionar às mulheres novandradinenses, as facilidades para que possam prevenir contra o câncer do colo do útero e das mamas.