terça-feira, 24 de maio de 2011

Governo entrega aquário do Pantanal em 2013

Autoridades do Estado juntos com o Ministro Pedro Novaes
A deputada Dione Hashioka (PSDB) prestigiou a solenidade de lançamento das obras do Aquário do Pantanal em Campo Grande. O governador André Puccinelli afirmou durante o evento de assinatura de Ordem de Serviço, que as obras do Centro de Estudos e Pesquisa da Ictiofauna Pantaneira – Aquário do Pantanal, serão concluídas em 27 meses, nas festividades de aniversário do Estado em 2013.

Ministra Ideli Salvatti

O evento ocorrido na noite desta segunda-feira, 23 de maio, contou com a presença dos ministros do Turismo, Pedro Novais; da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; do coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Olival Freire Junior, representando o Ministério da Ciência e Tecnologia; da deputada Dione Hashioka; dos Senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka; deputados federais e estaduais; dos prefeitos Nelsinho Trad, de Campo Grande, Gilberto Garcia, de Nova Andradina, entre outros; do Diretor-Presidente da Agepan, Roberto Hashioka; vereadores, entre outras autoridades do Estado.

Arquiteto Ruy Othake

A obra foi orçada em R$ 84,7 milhões e é considerada o maior aquário de água doce do mundo, comportando 6,6 milhões de litros de água doce, 263 espécies e 7 mil animais, um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal. Ideli Salvatti  disse que Mato Grosso do Sul é conhecido como a terra do boi e da soja, mas com este centro de pesquisa, o Estado será conhecido como o estado dos rios de peixe. Pedro Novaes, do Turismo, afirmou que o Pantanal é um atrativo turístico nacional que poucos conhecem e que o aquário vai potencializar a divulgação para o mundo todo.
O governador André Puccinelli destacou que o Aquário do Pantanal não tem apenas o valor financeiro, mas o valor histórico e o legado que deixará para as futuras gerações sul-mato-grossenses. A deputada Dione Hashioka conversou com o arquiteto Ruy Othake, responsável pelo projeto de 18,6 mil metros quadrados e elogiou a grandiosidade e importância da obra para o turismo, educação e pesquisas no Estado. O evento, que aconteceu nos altos da Avenida Afonso Pena, em frente ao Parque das Nações Indígenas, onde será construída a obra e onde há uma réplica de como será o Aquário, foi encerrado pelo cantor Almir Sáter que interpretou vários sucessos para os cerca de dois mil convidados.