quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Inaugurada em Três Lagoas a maior fábrica de celulose do mundo

 
Dione Hashioka participa da inauguração
 
Em um evento para mais de 1.000 pessoas – incluindo clientes da empresa nos Estados Unidos, Ásia e Europa – a Eldorado Brasil, empresa do grupo J & F, inaugurou em Três Lagoas a fábrica que coloca a cidade sul-mato-grossense na condição de capital mundial da celulose. O título leva em conta que a unidade, a maior na fabricação de celulose em linha única – se junta com 1,5 milhão de tonelada/ano à produção que já é feita pela Fíbria, de 1,3 milhão de tonelada. O presidente da Eldorado, José Roberto Grubisich, que foi também o mestre de cerimônia de todo o evento inaugural, dedicou no discurso um agradecimento especial ao governador André Puccinelli e ao Estado de Mato Grosso do Sul. A entrega da unidade foi acompanhada pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, a vice-governadora, Simone Tebet, secretários e deputados estaduais, entre eles a 2ª vice-presidente do Parlamento sul-mato-grossense, Dione Hashioka, e o prefeito eleito de Nova Andradina Roberto Hashioka. 
No palco, ao lado do presidente da República em exercício, Michel Temer, André ouviu Grubisich descrevendo os investimentos, os pilares de sustentabilidade e competitividade, as vantagens logísticas e as ambiciosas metas globais da empresa. O próprio fundador da J & F, José Batista e a esposa, Flora, prestigiaram a inauguração. O presidente da Eldorado, José Carlos Grubisch e José Batista Sobrinho, fundador da JBS foram homenageados durante a cerimônia com o título de cidadãos sul-mato-grossenses, concedidos em sessão solene da Assembleia Legislativa, realizada no palco da cerimônia com a presença dos deputados estaduais. 
O Presidente da República em exercício, Michel Temer, disse que a entrada em operação de uma indústria como essa é um contraponto às notícias negativas e pessimistas que de vez em quando surgem sobre o andamento da economia nacional. Temer destacou a importância de a iniciativa privada contar com incentivos do poder público e frisou a importância dos governos estadual e municipal terem incentivado a chegada da Eldorado Celulose, promovendo a prosperidade do Estado e lembrando o gigantesco viveiro de mudas de eucalipto da Eldorado instalado na cidade vizinha de Andradina, ressaltou que os benefícios do empreendimento fazem prosperar não apenas o estado de Mato Grosso do Sul, mas uma parte de São Paulo. 
Num discurso emocionado, o Governador André Puccinelli fez questão de dizer que o crescimento daquele município deve-se ao trabalho em equipe que conta com a parceria do governo do Estado. “Um Governo não se faz só com o Governador. Se faz na equipe que competentemente escolhida e com diretrizes e metas impostas, desempenham funções”, afirmou. O desenvolvimento econômico de Três Lagoas ganha mais um incremento com a chegada da Eldorado Brasil - maior fábrica de celulose em linha única do mundo. A deputada Dione Hashioka disse que é uma mega estrutura industrial que comprova a ação do Governo do Estado pela geração de emprego e renda e o desenvolvimento do Estado.