terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lâmpadas e geladeiras do programa Eficiência Energéticas são entregues em Batayporã e Nova Andradina



 A deputada Dione Hashioka participou nesta segunda-feira, 17 de dezembro, das solenidades que contemplaram famílias de baixa renda dos municípios de Batayporã e Nova Andradina com geladeiras e lâmpadas novas do Programa de Eficiência Energética, realizado pelo governo do Estado, Assembleia Legislativa e Enersul. Os equipamentos fazem parte do Programa da Enersul que desenvolve a implantação de medidas que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício de energia elétrica. Em Batayporã o evento aconteceu no salão Paroquial do município e foram entregues 180 geladeiras e 1.700 lâmpadas beneficiando 340 residências. Em Nova Andradina a solenidade foi realizada no Centro de Convivência do Idoso Aparecida Mourão onde foram entregues 350 geladeiras e 3.500 lâmpadas, beneficiando 700 residências. Segundo a deputada Dione Hashioka o programa de eficiência energética visa a economia de energia elétrica, dá segurança às residências e reduz a conta mensal. 
Por lei, todas as concessionárias do País são obrigadas a aplicar anualmente 0,5% do faturamento em projetos como estes. Os consumidores devem estar inscritos no cadastro único do governo federal, com renda máxima de até meio salário mínimo por pessoa da família, apresentar média de consumo de energia nos últimos três meses entre 80 e 220 quilowatts por hora e serem atendidas com programa social federal. Normalmente uma geladeira antiga consome 120 quilowatts por hora/mês enquanto que um novo eletrodoméstico consome 16 quilowatts. As geladeiras condenadas pelos técnicos da Enersul são encaminhadas para a cidade de Paulínia, onde passam por um processo de reciclagem, e parte de suas peças é reaproveitada. 
Em Nova Andradina o evento contou com as presenças, além da deputada Dione Hashioka do prefeito Gilberto Garcia; da primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia; Ana Maria Marques Dib, representando o governador André Puccinelli; do diretor superintendente da Enersul, Edemir José Bosso; Carmem Simone, coordenadora regional de atendimento da Enersul de Nova Andradina, entre outras autoridades. O prefeito Gilberto Garcia disse que as famílias de Nova Andradina recebem um presente importante, com a adesão ao programa. A deputada Dione Hashioka disse às famílias que o dia é de festejar o programa, pois certamente com as novas geladeiras o consumo de energia irá diminuir. “Hoje, chegou o dia de Nova Andradina. Que vocês possam utilizar a energia com qualidade, eficiência e menos custo para o bolso”, disse a Deputada.