quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Odontólogos são homenageados por Dione Hashioka em Sessão Solene


Cinco cirurgiões dentistas de Mato Grosso do Sul foram homenageados pela Assembleia Legislativa em uma Sessão Solene proposta pela deputada Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Casa de Leis. O evento lembra o ‘Dia do Dentista’, comemorado em 25 de outubro, data em que, no final do século 18, houve o reconhecimento dos primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil. “É com muita satisfação que eu e a deputada Mara, odontólogas como vocês, temos o privilégio de, eleitas pelo povo para representá-los, poder neste dia festivo, fazer esta justa homenagem”, disse Dione Hashioka durante a homenagem aos odontólogos de todo o Estado. Cinco profissionais receberam a Comenda do Mérito Legislativo durante a Sessão. “Nós, em nosso Estado, temos ótimos odontólogos ocupando cargos públicos. Estamos aqui para homenagear os nossos colegas que fazem a diferença.
É uma data muito importante, não só para os odontólogos, mas para todos os sul-mato-grossenses”, destacou a Deputada afirmando também que a atenção do Governo Federal para com o Estado “é graças à competência dos nossos representantes na esfera estadual e Federal”.
A Deputada, ao lembrar o Fórum realizado no dia anterior na Assembleia Legislativa e os dados das ações em favor da odontologia no País, elogiou o Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal afirmando que em 2003, 70 por cento da população eram de desdentados total e para reparar essa mutilação surgiu o programa que tem uma meta ousada de oferecer tratamentos especializados como endodontia, ortodontia, implantodontia, periodontia, prótese, tratamento das neoplasias, atendimentos a portadores de necessidades especiais. “Não podemos deixar de enaltecer também o Governo do Estado, na pessoa do governador André Puccinelli, por ser um dos únicos Estados da federação a dar a contrapartida estadual para uma melhor atenção ao usuário”, afirmou Dione Hashioka. Entre os homenageados, o presidente do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), Francisco Carlos Grilo. “Me sinto extremamente feliz.
Isso para mim hoje é um sonho, já que estou recebendo essa homenagem na Casa de Leis do meu Estado de coração. Estou muito feliz”, ressaltou Grilo. O coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior, também recebeu a Comenda do Mérito Legislativo. Ele aproveitou para destacar os avanços alcançados pelo Governo Federal com o Programa Brasil Sorridente, por meio do qual mais de 80% das cidades brasileiras já contam com uma equipe de saúde bucal. “Me sinto honrado com essa homenagem. É um bom sinal para a odontologia brasileira e para Mato Grosso do Sul que é um Estado com tradição na odontologia, tem ótimas referências na área”, concluiu Pucca. O cirurgião dentista Hamilton Rodrigues dos Santos disse que não esperava pela homenagem.
“Para mim foi uma surpresa. Sinto-me muito lisonjeado com a iniciativa da deputada Dione Hashioka”. Receberam ainda a Comenda do Mérito Legislativo os cirurgiões dentistas José Rodrigues de Almeida Batista, que já foi presidente do CRO/MS, e Dalva Pereira Terra. Participaram da solenidade, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Morilhas; o ex-presidente e atual tesoureiro do CRO, Silvano Silvestre; o Procurador de Justiça, Hudson Shiguer Kinashi; o coordenador da ABO, Paulo César Ojeda; profissionais da odontologia e a deputada Mara Caseiro que também é cirurgiã dentista. A dupla ‘Pedro e Ângelo’, composta por irmãos campograndenses, sendo um dentista e o outro engenheiro, interpretou o Hino Nacional Brasileiro no início do evento, cantou músicas regionais no encerramento e conquistou o público.
Marcos Augusto