sábado, 1 de outubro de 2011

MS 34 anos: deputada Dione Hashioka participa de evento de prestação de contas do governo


Autoridades conversando com o Governador

A deputada Dione Hashioka e o engenheiro Roberto Hashioka, Presidente da Agência de Regulação e Serviços Públicos do Governo do Estado – Agepan, participaram da solenidade promovida pelo Governo do Estado quando o governador André Puccinelli fez um balanço das obras e serviços realizadas desde 2007. O evento faz parte da programação de comemoração dos 34 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul que serão marcadas pela entrega ou execução de obras no valor de cerca de R$ 542 milhões em investimentos do Programa MS Forte conforme anunciou o Governador. No Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, deputados, senadores, prefeitos e vereadores, representantes do Judiciário, militares, lideranças do setor privado, de associações e entidades de classe, acompanharam a prestação de contas do “MS Forte” e o anúncio de novos investimentos.

Coral de Porto Murtinho cantando o Hino do Estado

Lançadas há dois anos as obras do MS Forte estão finalizadas ou em andamento e deverão se estenderão até no máximo o final de 2013, assegurou Puccinelli. Parceiros na administração municipalista; ex-governadores – como Wilson Barbosa Martins, presente à solenidade, foram lembrados pelo governador como importantes na construção da história atual do Estado. Segundo André, os quase três anos e meio de governo que vêm pela frente vão ser focados no social, ampliando o atendimento que hoje contempla 100 mil famílias assistidas diretamente nos diversos programas sociais. Constantemente lembrada pelo Governador pela contribuição que oferece na discussão, aprovação e aperfeiçoamento das políticas públicas do Executivo, a Assembleia Legislativa foi destacada por André Puccinelli durante a cerimônia. Dirigindo-se ao presidente do Legislativo Estadual, Jerson Domingos, à deputada Dione Hashioka e a outros deputados presentes, André disse que desde o início da gestão considera a Casa de Leis parte das seis mãos que governam o Estado, junto com o Executivo e o Judiciário. E elogiou a forma dinâmica como são conduzidos os trabalhos na Assembleia.

Roberto e Dione Hashioka e o senador Antônio Russo

“Quero fazer um agradecimento aos deputados, que tiveram sempre a rapidez necessária na discussão e na aprovação dos projetos”, afirmou. Conforme o Governo, nos últimos quatro anos e meio, a rede estadual de ensino foi contemplada com a reforma e a ampliação de mais 31 escolas e a cobertura de mais 9 quadras poliesportivas. Modernizou-se 268 das 364 escolas estaduais, realizando intervenções e melhorias, distribuiu uniformes e kits escolares e premiou os alunos com 4.100 notebooks do programa Educação para o Sucesso.  Mais de 10 mil alunos têm ensino integral e cursos profissionalizantes. O Estado bate recorde na geração de empregos com investimentos na infraestrutura e os incentivos fiscais para indústrias e novas empresas. O total de novos empregos passou de 352.700, em dezembro de 2006, para 453.140 em agosto de 2011. Em pouco mais de quatro anos, o número de usinas de álcool e açúcar passou de 11 para 23 unidades e a produção saltou de 433 milhões de litros para dois bilhões de litros. Garantir o desenvolvimento da rede de saúde é uma das metas que vem sendo cumpridas.
Hospital Regional de Nova Andradina
Entre as obras de maior destaque está a conclusão do Hospital Regional de Nova Andradina, como forma de interiorizar cada vez mais o atendimento médico dos municípios. Um número recorde de famílias receberam e continuam recebendo as chaves de suas moradias. Conforme informou a deputada Dione Hashioka, entre os cidadãos contemplados e que recebem casas nos próximos dias estão 60 famílias de Ivinhema, 30 de Batayporã, Anaurilândia e Taquarussu. Estão em fase de contratação mais 1842 unidades habitacionais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 – incluindo Ivinhema.

Duplicação da MS-134

Na segurança pública, uma das prioridades da atual gestão, o governo já investiu cerca de R$ 200 milhões, que foram aplicados em armamentos modernos; 1.200 viaturas; construção e reforma de prédios da Polícia Militar; construção de delegacias da Polícia Civil; Centro de Atendimento à Mulher; agências regionais do Detran e Unidades Educacionais de Internação, entre outras ações, além da contratação de 2.500 policiais. Novas rodovias, novos caminhos para o escoamento da produção como é o caso da duplicação da MS-134 entre Nova Andradina e Batayporã. Manutenção das pontes de madeira e substituição pelas de concreto armado. Até o fim do ano serão erguidas mais de 100 pontes em todas as regiões, além da recuperação de asfalto das vias urbanas. E dependendo do trabalho dos deputados federais e Senadores com a aprovação de projetos que já tramitam no Congresso e que beneficiam o Estado, incluindo verbas oriundas do pré-sal, novos recursos chegarão e, segundo Puccinelli, “vai dar pra asfaltar até coqueiro”. O evento foi abrilhantado com a apresentação do coral das Meninas Cantoras de Poerto Murtinho.
 
Marcos Augusto