quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Governo destaca avanços da saúde em Conferência Estadual


Ministro e Deputada com integrantes dos conselhos de Saúde
   O Governo está promovendo desde a noite desta quarta-feira, 05 de outubro em Campo Grande, a VII Conferência Estadual de Saúde. O tema deste ano é: “Todos usam SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio brasileiro”. A deputada Dione Hashioka (PSDB) e o Diretor-Presidente da Agência de Regulação e Serviços Públicos, Roberto Hashioka participaram da solenidade de abertura dos trabalhos que teve a participação do Ministro da Saúde Alexandre Padilha, do governador André Puccinelli (PMDB), da Secretária de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi, entre outras autoridades e representantes do Conselho Estadual de Saúde de todo o Estado. O objetivo da Conferência é abrir debates sobre políticas públicas de saúde em Mato Grosso do Sul e seu fortalecimento.

Padilha, Dione, Mandeta e conselheira de saúde
 Beatriz Dobashi disse que a realização de uma Conferência Estadual de Saúde é a forma mais democrática de debater alternativas de avanço na saúde junto à sociedade. Conforme o Governo, Mato Grosso do Sul é o único Estado que cofinancia todas as políticas da atenção básica, atenção especializada e atenção hospitalar, investindo recursos em todas as frentes do SUS e garante investimentos para a Santa Casa, através da política tri-partite, recursos de R$ 17 milhões para o Hospital Regional e as reformas para hospitais de Ponta Porã, Nova Andradina e Coxim. A deputada Dione Hashioka comentou que é através das conferências que os Governos ouvem a opinião da comunidade isso facilita a realização de projetos que, entre outros benefícios, agilizam o atendimento público proporcionando grandes avanços para a saúde de um modo geral. Segundo a Deputada, o Governo do Estado tem priorizado uma política de ações efetivas voltadas para o bem estar social e está dando certo. O governador André Puccinelli ressaltou que o Governo do Estado mantém uma meta de garantir recursos à saúde que não sejam inferiores ao investido no ano anterior. São investimentos de ordem crescente. “A nossa obrigação é fazer da saúde a melhor que podemos”, afirmou André.

Autoridades na abertura da Conferência

O ministro Alexandre Padilha ressaltou a importância da participação da sociedade nas conferências como representante do usuário do SUS. “Somente desta maneira poderemos avançar”, disse o ministro que falou sobre os avanços conquistados pelo SUS, fruto da aproximação com a sociedade. Segundo ele, o Governo Federal estabeleceu metas de atendimento para o SUS, que garantiu a redução de 86% nas mortes da Influenza, a maior rede de Bancos de Leite, e a antecipação de ações contra a dengue, reduzindo as mortes para 45%” disse Padilha. A VII Conferência Estadual de Saúde segue até o dia 7 de outubro e está sendo realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Marcos Augusto