terça-feira, 25 de outubro de 2011

Assembléia realiza Fórum sobre Saúde Bucal

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde de segunda-feira, 24 de outubro, o I Fórum “A Política na Valorização da Odontologia e na Prevenção da Saúde Bucal" voltado aos profissionais de odontologia do Estado. A proposta do evento foi da deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda-vice-presidente do Parlamento Estadual. Os palestrantes foram: o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior; o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Morilhas e o Coordenador de Saúde Bucal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Kanamata. O Presidente do CFO parabenizou a iniciativa da deputada Dione Hashioka pela realização do Fórum em favor da classe. “A odontologia nunca esteve tão em evidência como hoje. Graças a ações como esta a odontologia está crescendo e vai crescer mais ainda.
Tenha certeza que seu mandato, como Deputada Estadual, nos orgulha”, Disse Morilhas. Gilberto Pucca falou sobre o avanço da Odontologia e as ações conjuntas e fatos concretos dos governos Federal, estadual e municipal no Serviço Público. Segundo ele, entre as principais ações que levaram aos avanços destaca-se o processo de fluoretação das águas, a reorganização da Atenção Básica de Saúde e dos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas). “Se fizermos as coisas bem feitas hoje, vamos ter grandes resultados amanhã e é isso que a odontologia vem mostrando”, afirmou Pucca. No levantamento, de 2003 para 2009, o número de equipes de saúde bucal saltou de 4.261 para 20.056, o que elevou a cobertura do serviço de 22 milhões para 70 milhões de pessoas.
Atualmente, 87% dos municípios contam com a atuação das equipes de dentistas do programa. Conforme Pucca, o grande desafio da odontologia é reconhecer a profissão como instrumento de necessidade essencial. “É importante que a sociedade brasileira veja a odontologia como prioridade para construirmos a saúde bucal como direito fundamental para a cidadania e esse debate é importante para fazer disso uma realidade. A saúde bucal é um direito de todos, independente de quanto dinheiro tenham no bolso”, disse.
Ailton Morilhas, falou sobre a participação Política na valorização do Profissional de Odontologia. Sobre os investimentos públicos no Estado, afirmou que o governador André Puccinelli olha muito para a saúde, desde quando era Prefeito e continua. Mato Grosso do Sul é um dos estados que cumprem a lei e investem o que determina a lei na saúde pública. Marcelo Kanamata, discorreu sobre as ações do Estado no que se refere a Saúde Bucal. Afirmou que a população do Estado recebe hoje todo tipo de tratamento odontológico gratuito pelo SUS, desde prevenção até a reabilitação de doenças da cavidade bucal e cerca de 60% da população conta com atendimento da Atenção Básica de Saúde, além de ter disponível a rede de CEOs, com 15 centros em funcionamento e outras quatro em fase de implantação.  Segundo os dados apresentados no Fórum, Mato Grosso do Sul avançou na prevenção e controle de problemas relativos à saúde bucal. Grande parte dos avanços conquistados nos últimos anos é reflexo do Programa Brasil Sorridente, implantado em 2003, pelo Governo Federal.
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, hoje, em torno de 445 equipes do programa atendem mais de 2 milhões de pessoas no Estado, o que significa uma cobertura de 65% da população. A deputada Dione Hashioka, que também é dentista, falou da importância do debate para mais conquistas. “É importante discutir a saúde bucal visto que há sete anos, 70 por cento da população brasileira era de desdentados totais e, graças às políticas dos governos federal e estadual, esta mutilação está sendo reparada e em ritmo acelerado”, afirmou. Dione Hashioka ressaltou a valorização dos cirurgiões dentistas e aproveitou para parabenizá-los pela data comemorativa da profissão (25 de outubro). Após as palestras os participantes interagiram com os palestrantes e esclareceram dúvidas sobre os assuntos tratados. Participaram do evento, presidente do conselho regional de odontologia, Dr. Francisco Carlos Grilo; a deputada Mara Caseiro; o tesoureiro do CRO, Silvano Silvestre; professores, entre outros profissionais da odontologia. O evento foi realizado no Plenário Júlio Maia na Assembleia Legislativa.

Marcos Augusto