sábado, 22 de outubro de 2011

Deputada participa de conferência para as mulheres em Campo Grande

 A deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda-vice-presidente da Assembleia Legislativa representou o Parlamento estadual na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no ultimo sábado, 22 de outubro, em Campo Grande. O evento foi promovido pela Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Participaram da cerimônia de abertura, entre outras autoridades e convidados, a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, vinculada à Secretaria de Estado de Governo, Carla Stephanini, e a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres, Tai Loschi, responsáveis pela organização da conferência estadual; a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib; a Coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Governo de Mato Grosso do Sul (Cppir/Segov/MS), Raimunda Luzia de Brito; a Superintendente de Políticas Pública para a Mulher de Nova Andradina, Joseli Chuli, acompanhada de várias representantes de  órgãos de defesa de classes do Município; a Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves, que palestrou sobre o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres como contribuição para a erradicação da extrema pobreza que é um dos objetivo da conferência.
Dione Hashioka elogiou a riqueza de informações da palestrante que forneceu subsídios para o conhecimento geral das centenas de pessoas de todo o Estado que participaram da Conferência. Segundo a Deputada as conferências sempre se estabelecem em uma extensa ferramenta de aprendizagem. “Parabéns a todas vocês mulheres que, se estão aqui, é porque querem fazer a diferença, são guerreiras em seus municípios e contribuem para fortalecer a política pública para as mulheres”. Carla Stefanini parabenizou a deputada Dione Hashioka pelo trabalho parlamentar e por estar sempre apoiando as ações e políticas de apoio à mulher em Mato Grosso do Sul. Outro objetivo da Conferência é discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero e para o exercício pleno da cidadania das mulheres brasileiras.
Após o almoço, servido no local, as conferencistas participaram de mesas redondas e grupos de Trabalho e selecionaram propostas anteriormente discutidas nos municípios para serem levadas à Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro em Brasília.  Em Mato Grosso do Sul, foram 27 municípios envolvidos na discussão a elaboração de planos municipais, e criação e fortalecimento de organismos de políticas para as mulheres. Em Nova Andradina, por exemplo, a Conferência aconteceu em 22 de agosto e envolveu os municípios vizinhos. Ao todo, 20 propostas votadas pelas delegadas da III Conferência Estadual, serão encaminhadas para análise em Brasília.

Marcos Augusto