segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dione prestigia eventos em Ivinhema e Batayporã

No Sábado, 5, à noite após recepcionar a delegação Tcheca que visitou Batayporã nos período matutino e vespertino, a Deputada Estadual DIONE HASHIOKA (PSDB), se fez presente no III Sakura Fest Ivinhema e na abertura oficial da 20ª Festa do Peão de Batayporã.

SAKURA FEST IVINHEMA
O Sakura Fest é uma realização da Comunidade Nipo-Brasileira de Ivinhema em parceria com a Prefeitura do Município. Sakura – é uma flor do Japão, tem sua floração muito comemorada por marcar o inicio da primavera, e na data prevista para o surgimento das flores, as pessoas correm para debaixo das árvores de cerejeira, onde realizam o chamado banami (“observação das flores”). A Sakura também é um símbolo de felicidade no Japão. Nos casamentos, é comum que os noivos bebam um chá de pétalas de Sakura, acreditando-se que isto proporcionará uma união feliz.

A festa foi realizada nos dias 4 e 5/ 11, na Praça Central Deputado Nelito Câmara em Ivinhema e teve a participação de caravanas de outras seis cidades: Campo Grande, Dourados, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Nova Andradina e até de Loanda, do Estado do Paraná. A programação da festa animou ao público presente com atividades culturais como Taiko (tambores japoneses), Odori (danças japonesas), além de outras danças diversas. Também, shows de karaokê e comidas e bebidas orientais.

De acordo com a presidente da Comunidade Nipo-Brasileira de Ivinhema, Alice Akemi Sakai, este ano a festividade teve que ser ampliada devido ao número de apresentações culturais inseridas na programação. “O ano passado fizemos um único dia de festa, mas esse ano aumentou significativamente as participações e optamos por acrescentar um segundo dia”, disse. Alice também destacou que a festa ganhou proporções grandiosas. “Várias comitivas das cidades de Campo Grande, Dourados, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Nova Andradina e até de Loanda no Paraná estão presentes.

Ao chegar, no segundo dia da festa, DIONE foi recepcionada pela Presidente da Associação Nipônica de Ivinhema, Alice Akemi Sakai; por João Manari, líder comunitário local e aliado da deputada e pelo Delegado de Polícia Civil, Messias Furtado também correligionário político. A Parlamentar visitou os stands de comidas típicas, conversou com a população ivinhemense, assistiu as apresentações culturais e encontrou-se com as lideranças políticas e comunitárias que a apóiam no Município. DIONE HASHIOKA parabenizou à presidente e responsáveis pelo evento, pela organização, crescimento do mesmo e sua importância cultural no contexto local, regional e estadual.


FESTA DO PEÃO DE BATAYPORÃ
Em seguida, a deputada deslocou-se para Batayporã, onde participou da abertura oficial da 20ª Festa do Peão realizada no Município. A mesma aconteceu entre os dias 04 a 06/ Novembro, quando Batayporã viveu a emoção do Rodeio, que teve na organização a LC Empreendimentos Artísticos, ASEB (Associação Empresarial de Batayporã) , Costa Junior Pró Eventos e apoio da Prefeitura Municipal de Batayporã. No dia 30/10, aconteceu à tradicional cavalgada sob a organização da comitiva Chega à Chincha, que trabalhou desde o inicio do ano na organização da cavalgada, com apoio da Prefeitura e da organização do rodeio.

Segundo Ney Olegário, presidente da festa, buscou fortalecer o evento, com parcerias junto a grandes empresas e marcas que confiam nos trabalhos e competência da organização, passando às mesmas a fazer parte da história do rodeio de Batayporã. Olegário fez questão de destacar o apoio que a imprensa local e regional vem dando ao evento e disse que “uma festa dessa magnitude é feita com parcerias, seja da Prefeitura, Câmara de Vereadores, empresas, apoio inconteste da Deputada Dione Hashioka, mas especialmente da população de toda a região que vêem participar e viver a emoção do rodeio brasileiro”.

Ao fazer uso da palavra, DIONE HASHIOKA, destacou a organização da festa, ressaltando “a importância da mesma em todos os sentidos para Batayporã e Região, uma vez que, reúne pessoas do Vale do Ivinhema, de MS e até de outros Estados vizinhos, gerando renda e divisas além de propagar nossa região em todos quadrantes de Mato Grosso do Sul e do Brasil mostrando o potencial do Vale do Ivinhema e nossa importância no cenário estadual e nacional”. Ao finalizar suas palavras, a deputada parabenizou a todos pela 20ª edição da festa, já tradicional e integrante do calendário de eventos de MS. Ensejou boa sorte aos peões participantes do rodeio, um bom divertimento as freqüentadores da festa colocando-se à disposição para que mais eventos deste porte sejam realizados em Batayporã e pela região que representa na Assembléia Legislativa. Finalizou: “parabéns pelo evento, divirtam-se bastante e contem sempre com a Deputada DIONE HASHIOKA, pois, estou sempre com vocês”.

 A narração ficou por conta do locutor Luizinho Mirante, destaque nas maiores Festa do Peão do Brasil e Voz Padrão de Francis Carlos, hoje considerado um dos melhores locutores comerciais do rodeio brasileiro. Os shows que abrilhantaram a festa foram: Jorge e Adriano - 04/11, sexta-feira; João Wesley e Netinho Viola - sábado, 05/11 e Jade e Jadson e Charles e Gabriel - domingo, 06/11. Houve ainda a prova dos 3 tambores e a abertura do rodeio com a Cantora Bruna, na arena de festas.