terça-feira, 8 de novembro de 2011

Autora da Lei, Dione Hashioka participa da abertura da semana de prevenção ao câncer bucal


 
A deputada Dione Hashioka (PSDB) participou nesta segunda-feira, 07 de novembro, da abertura oficial da Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul - CRO-MS. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande e contou com a presença de um grande número de odontólogos da capital. As ações acontecem nas maiores cidades do interior de Mato Grosso do Sul através de outdoors e panfletos que orientam a população sobre o auto-exame e aponta a importância de se prevenir. A deputada Dione Hashioka (PSDB), autora da Lei que define a segunda semana de novembro como a ‘Semana de prevenção ao câncer bucal’, e que no ato representava a Assembleia Legislativa, falou de uma experiência, como dentista, quando detectou o início de um câncer em um paciente e, indicou o tratamento imediato que evitou maiores problemas.
A Deputada elogiou o trabalho do CRO, “composto por pessoas comprometidas com a classe e que sempre buscam projetos que ajudam no desenvolvimento do setor”. Lembrou da realização do I Fórum “A Política na Valorização da Odontologia e na Prevenção da Saúde Bucal", realizado em parceria com o CRO no dia 24 de outubro e a Sessão Solene em homenagem aos odontólogos no dia 25  (dia do dentista) na Assembleia Legislativa. Enalteceu o trabalho oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas - CEO, gerido pelo Governo do Estado através de convênios com os Governos municipal e Federal, e lembrou que são 19 CEOs e 440 equipes de saúde bucal em 19 cidades do Estado.
Segundo o Presidente do CRO, Francisco Carlos Grilo, o objetivo principal da Semana de prevenção ao câncer Bucal é prevenir doenças e evitar novas vítimas. Após a abertura, os dentistas participaram de uma palestra ministrada pela estomatologista Ellen Greves que falou sobre “diagnóstico precoce para câncer bucal”, que mostrou também um quadro de 14.120 casos diagnosticados em 2010 somente de câncer bucal. A palestrante afirmou que as vítimas de câncer geralmente estão entre aqueles com idade superior a 40 anos, fumantes e usuários de bebidas alcoólicas não sendo necessariamente os alcoólatras, mas até mesmo consumidores ‘sociais’.  “Como qualquer outro câncer, quanto antes diagnosticar a patologia, mais fácil de tratar. Por isso, é importante que a população faça o auto-exame ou procure o seu dentista”, afirmou Ellen Greves. Conforme o CRO os principais sintoma do câncer bucal são: feridas na boca que não cicatrizam sete dias, feridas superficiais com ou sem sangramento, manchas brancas ou vermelhas, entre outros. A cerimônia contou com a participação de autoridades, como a deputada estadual Dione Hashioka, o vereador Mário César, o secretário de Saúde do município, Leandro Mazina, o coordenador de saúde bucal do Estado, Marcelo Kanomata, e do município, Gilmar Trevizan, e representantes de instituições odontológicas.
Marcos Augusto