domingo, 6 de novembro de 2011

Deputada participa da recepção a delegação Tcheca em Batayporã

Dione Hashioka (PSDB), como representante do Vale do Ivinhema na Assembléia Legislativa de MS, juntamente com o Senador Antônio Russo Neto,  Prefeito Edson Peres Ibrahim e o Presidente da Câmara, Ver. Jorge Takahashi recepcionou a delegação da República Tcheca em Batayporã.



No último Sábado, 5, a Deputada Estadual DIONE HASHIOKA (PSDB), esteve no Município de Batayporã recepcionando a delegação Tcheca, composta por senadores, embaixador e Cônsul Geral daquele País que realizou visitas às comunidades tchecas-eslovacas no Brasil passando por São Paulo, Porto Alegre e em Mato Grosso do Sul, a única cidade privilegiada foi Batayporã. A comitiva presidida pela Senadora Alena Palecková – Vice Presidente do Senado Tcheco; Senador Tomás Grulich – Presidente da Comissão para os compatriotas; Senador Jaromir Jermar; Stanislav Kázecky – Embaixador para assuntos dos compatriotas no mundo; Pavle Procházka – Cônsul Geral da República Tcheca no Brasil e Marie Srámková – Secretária do Senado e assessora da Comissão dos Compatriotas foi recebida no Centro de Memória Jindrich Trachta, local que preserva a memória e a cultura tcheca, como também, retrata a história da fundação e instalação do município.

O centro foi criado pela família Trachta e está localizado na residência do patriarca da mesma, Jindrich Trachta sendo preservado por seus descendentes contando com apoio da comunidade bataiporaense e mantido através de convênios com a prefeitura, Governo do Estado, Universidade Estadual de MS e com total respaldo financeiro e logístico do Governo Tcheco. Presidido pelo dinâmico e incansável, Dr. Evandro Trachta tendo o incentivo e apoio da família do fundador de Batayporã, Jan Antonin Bata, através da neta do mesmo, Dolores Bata Arambasic – Presidente da Oficina Cultural Tcheca e Eslovaca do Brasil. Durante o evento o Reitor da UEMS, Prof. Dr. Fábio Edir dos Santos Costa assinou convênios com o Centro de Memória Jindrich Trachta.

Autoridades e celebridades prestigiaram o evento, dentre as quais a Sra. Marina do Amaral Trachta, viúva de Jindrich Trachta; Dolores Bata Arambasic, neta do fundador de Batayporã – Jan Antonin Bata; Prof. Dr. Fábio Costa, Reitor da UEMS; o Vereador de Campo Grande e Presidente do PV estadual, Marcelo Bluma; Prof. Wlastibor Bluma (pai do Ver. Marcelo); o ex-Prefeito de Nova Andradina e atual Diretor Presidente da AGEPAN – Agência Estadual de Regulação de Serviços de MS, Eng. Roberto Hashioka; o  ex-Prefeito de Nova Andradina, Luiz Carlos Ortega; vereadores de Batayporã e de Nova Andradina e as famílias tchecas de Campo Grande, Bataguassú e de Nova Andradina.
Em sua fala, DIONE HASHIOKA, destacou o valor histórico e cultural do Centro de Memória, “ao retratar a história de Batayporã, através de um de seus pioneiros, Jindrich Trachta, bem como, mostrar e resgatar a cultural tcheca, sua importância e influência no contexto local. Sentimo-nos lisonjeados, felizes e gratificados ao receber em Batayporã esta ilustre e destacada delegação, composta por senadores, embaixador e cônsul representando o Governo da República Tcheca deixando-nos como políticos satisfeitos e cônscios do dever cumprido, uma vez que, este intercâmbio significa o estreitamento dos laços, não só culturais, mas econômicos e tecnológicos entre o Brasil e a República Tcheca. Estaremos sempre prontos e à disposição para ampliamos e concluirmos este centro, assim como, para que as relações entre os dois países sejam cada vez mais próximas e efetivas, trazendo benefícios e melhorias na qualidade de vida das populações brasileira e tcheca. Agradeço vossas presenças, e contem sempre com a Deputada Dione Hashioka”. Várias apresentações culturais abrilhantaram a solenidade, intercalando a cultura tcheca com a brasileira.



Reuniões e encontros

Ao terminar a solenidade de recepção as autoridades Tchecas, uma reunião privada entre o Senador Antônio Russo; Deputada Dione Hashioka; Presidente do Centro de Memória – Dr. Evandro Trachta e a delegação Tcheca foi realizada para tratar de assuntos do interesse de ambas nações.
Em seguida, a comitiva seguiu para visitar e conhecer a cidade, culminando na sede do Governo Municipal de Batayporã, para uma reunião técnica entre membros dos Governos Tcheco, Municipal e Estadual representado pela Deputada Dione Hashioka.
Após o almoço servido no recinto Programa Conviver, a delegação retornou ao Centro de memória para uma reunião reservada com o Reitor da UEMS, Prof. Dr. Fábio Costa e Deputada Dione Hashioka, onde vários assuntos foram tratados, discutidos e decididos, em prol de melhorias para as comunidades batayporaense, sul-mato-grossense e tcheca.
A visita culminou na residência de Dolores Bata Arambasic, que mostrou as relíquias desde trajes até peças resgatadas do pós guerra, que relembram uma parte da história tcheca garantindo a preservação das tradições tchecas.