terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tiro de Guerra será instalado em Nova Andradina


A instalação em Nova Andradina da instituição militar do Exército Brasileiro denominada 'Tiro de Guerra' foi motivo de uma reunião na tarde desta terça-feira, 20 de agosto, no Comando Militar do Oeste - CMO em Campo Grande. O assunto foi tratado entre o Comandante do CMO General João Francisco Ferreira, o prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka e a Deputada Estadual Dione Hashioka.
O Tiro de Guerra é o órgão encarregado de formar reservistas para o exército. O TG, como a instituição é conhecida no Exército deverá ser estruturada em Nova Andradina através de parceria entre a Prefeitura e o CMO. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamento, e o Município, a infraestrutura física. Os TGs foram criados para auxiliar na formação de reservistas brasileiros de segunda categoria sem a necessidade de dedicação integral e é realizada em um período de 40 semanas com carga horária de 12 horas semanais.
A deputada Dione Hashioka, que é 'Amiga do CMO', afirmou que essa é uma forma de aproximar o Exército Brasileiro da população interiorana, da cidadania e do patriotismo oferecendo cursos e condições para que os reservistas aprendam a desempenhar tarefas que tragam paz, mesmo que seja necessária a guerra, além de ações comunitárias e defesa da sociedade.
Essa foi a primeira reunião técnica para a instalação do '1º Tiro de Guerra' do Estado quando foram repassadas as diretrizes visando a implantação do TG em Nova Andradina que deverá contar com um efetivo de 50 reservistas. O prefeito Roberto Hashioka afirmou que sempre viu no Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, um espelho de ordem e cidadania e como cidadão novandradinense quer deixar esse legado para a região.
O General Ferreira mostrou-se entusiasmado com a concepção do Exército Brasileiro em implantar o Tiro de Guerra em Nova Andradina afirmando que é interesse do CMO a sua efetivação.
Conforme o Exército, os TGs trabalham para garantir a Lei, a ordem e a defesa territorial, participar na defesa civil e colaborar em projetos de ação comunitária.