segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Deputados do Japão visitam a Assembleia Legislativa e o Governador


 A deputada Dione Hashioka, 2ª vice-presidente do Parlamento sul-mato-grossense, representando o presidente da Casa, deputado Jerson Domingos, recepcionou deputado
s da Província de Okinawa que estiveram na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, visitando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Os deputados japoneses visitam o Estado com o objetivo de estreitar as relações e fortalecer a cultura japonesa.
Dione Hashioka lembrou que Mato Grosso do Sul possui a terceira maior colônia de japoneses do País. Só em Campo Grande são cerca de 15 mil descendentes e 65% deles oriundos da província de Okinawa.

O presidente da Assembleia Legislativa de Okinawa, Kina Masaharu, ressaltou que o objetivo foi de conhecer e avaliar a atual conjuntura dos imigrantes e descendentes da província de Okinawa radicados em Campo Grande, revigorar as relações de amizade entre o Estado brasileiro e a província e estreitar as relações culturais com Campo Grande.
Presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Nilton Kiyoshi Shirado explicou que estão tentando resgatar a tradição para que essa cultura permaneça por muitos séculos.
Integraram a comitiva japonesa, além de Kina Masaharu, os deputados, Itosu Tomonori; Nakagawa Kyoki; Onaga Masatoshi; Teruya Taiga; Tamaki Mitsuru; e Toguchi Osamu, e a deputada Nishime Sumie.
Participaram da reunião que aconteceu na sala da presidência da Assembleia Legislativa, os deputados, Paulo Correa, Mara Caseiro, Pedro Kemp, Paulo Corrêa, Laerte Tetila, Professor Rinaldo, Osvane Ramos e o deputado federal Akira Otsubo.
À tarde a deputada Dione Hashioka acompanhou os deputados japoneses em uma visita à Governadoria onde foram recepcionados pelo governador André Puccinelli e conheceram o projeto do Aquário do Pantanal.