quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Segurança pública em Nova Andradina reúne lideranças em Campo Grande


A deputada Dione Hashioka e o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, com o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini em Campo Grande.
Participaram da reunião, o Diretor Geral da Polícia Civil do Estado, Jorge Hazanauskas; André Novelli Júnior, Delegado Regional; Gustavo Pagliarini de Oliveira, Presidente da 7ª Subseção da OAB; Etiene Cintia Ferreira Chagas, vice-Presidente da 7ª. Subseção da OAB; Jorge Proença, membro do Conselho Municipal de Segurança; Jorge Talmo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos; Promotor de Justiça, Dr. Fabrício Mingati, e Juliana Marques da Silva, membro da diretoria da 7ª Subseção da OAB.
Segundo a deputada Dione Hashioka, a reunião é mais uma ação para resolver questões que dizem respeito à segurança da população como o sistema carcerário, efetivo policial, incluindo delegados, principalmente para a delegacia da Mulher, infraestrutura do Instituto Médico e Odontológico Legal – IMOL, construção de uma cadeia pública, entre outros.
O prefeito Roberto Hashioka colocou-se mais uma vez à disposição para a realização de parcerias que resolvam os problemas e que atendam a população.
Dione Hashioka lembrou que a situação estrutural do IMOL desestimula e prejudica o trabalho do médico e técnicos. Wantuir Jacini afirmou que uma equipe composta por um coordenador e um engenheiro estará em Nova Andradina nos próximos dias analisando as deficiências para imediatamente saná-las.
A situação atual do sistema prisional tira entre 30 a 40 por cento dos policiais das ruas considerando que os agentes policias são responsáveis pela custódia dos presos.
Dione Hashioka lembrou que todas as demandas já foram anteriormente repassadas ao Secretário Jacini e cumprimentou a todos pela união de forças, de grande importância para que as solicitações ganhem corpo e norteiem as ações.
A Deputada lembrou que Nova Andradina, apesar de não ser uma cidade fronteiriça, é um corredor de grande fluxo para outros estados e um polo regional em grande desenvolvimento. “É um corredor de pessoas do mal e precisamos estar preparados, como pessoas do bem, para oferecer segurança à população por isso solicitamos sempre, mais contingente policial, mas infraestrutura e temos certeza que seremos atendidos”, disse a Deputada.
Wantuir Jacini afirmou que ele e Dione Hashioka estão em contato constante tratando dos assuntos da segurança pública.
O Secretário afirmou que o novo presídio de Dourados, que deverá estar pronto até o final do ano, desafogará todo o sistema prisional da região. Além disso comentou sobre o remanejamento de estruturas com a mudança de presídios masculino e feminino para reduzir a superlotação.