quarta-feira, 18 de junho de 2014

Exposição traz um pouco do Japão para a Assembleia Legislativa


 Os doces manju, dorayaki (tipo de panqueca recheada) e ankô (de feijão); Maneki Neko (o gato da sorte); e a massoterapia são algumas das opções expostas no saguão da Assembleia Legislativa em comemoração aos 100 anos de Imigração Japonesa em Campo Grande proposta pela 2ª vice-presidente da Casa de Leis, deputada Dione Hashioka.

São vários doces da culinária japonesa produzidos por descendentes dos imigrantes como a comerciante Sueli Kiomi Gonda Shinazato.
O japonês Arthur Harasaki, que se mudou para Mato Grosso do Sul aos 8 anos, oferece uma grande variedade de produtos orientais, como o Gato da Sorte.


Segundo a antiga lenda japonesa, uma idosa, dona de uma pequena estalagem, possuía um gato que nas manhãs se espreguiçava na frente do local. Para os viajantes, o ato de limpar os olhos com as patas significava e soava como um aceno e convite para que eles entrassem na loja.


No Maneki Neko, a patinha esquerda chama por fortuna, enquanto a da direita por saúde, amor e felicidade.

Este é só um dos produtos que Arthur Harasaki expõe no saguão. São muitas opções de presentes e decorações com valores diversos. “Esta exposição é uma importante divulgação da cultura oriental”, opina Harasaki.
Cláudia Higa Simões vende produtos de crochê que ela mesma faz. Tem de tudo: chaveirinho, sapatinho para bebê, bolsas, porta-fralda, porta-jóia e porta-pão, entre outros.

Ela também não mede elogios ao falar sobre a exposição cultural e a promoção organizada pela deputada Dione Hashioka. “É uma oportunidade superimportante para nós”, afirmou Cláudia Higa.

Segundo Dione Hashioka, na noite desta quarta-feira, em Sessão Solene que marca os 100 anos da imigração japonesa em Campo Grande, cidadãos japoneses pioneiros, serão homenageados em uma noite festiva que terá também apresentações culturais desenvolvidas pelos descendentes da Capital.
ALMS