quarta-feira, 4 de junho de 2014

Deputados recebem novandradinense premiado na feira mundial de ciência de Los Angeles


Solicitada pela deputada Dione Hashioka, a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 04 de junho, foi suspensa para apresentação do estudante Leonardo Vasconcelos Lopes, de Nova Andradina. Destaque na maior feira mundial de ciência realizado em Los Angeles nos Estados Unidos, o jovem Leonardo, estudante do campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi recebido pelos parlamentares e falou sobre o seu projeto, um aplicativo na área de astronomia e física que ficou entre os melhores projetos do mundo. O Prêmio Nobel de Física em 2006 Dr. John Cromwell Mather, participante da feira Intel ISEF 2014 conheceu e elogiou o Projeto Star Tracker, criado por Leonardo Lopes que no início deste ano recebeu um prêmio na Febrace 11, o que levou à sua participação na Feira junto com outros três estudantes do Estado. 
O projeto de Leonardo, denominado Star Tracker, é um dispositivo que localiza corpos celestes por meio de um aplicativo para plataforma Android. Por meio do recurso, qualquer pessoa pode escolher uma estrela e obter a localização do astro com a ajuda de um raio laser. “O objetivo é difundir a observação astronômica e facilitar a captação de informações principalmente para estudantes e pessoas interessadas na área. 
A prática da observação é difícil de ser feita e com este recurso, em qualquer lugar, mesmo com poucas condições, será possível desenvolvê-la”, ressaltou o estudante que pretende cursar Engenharia Aeroespacial. 
“O Leonardo é um exemplo de que, com educação e ciência, é possível reescrever o futuro dos nossos jovens. Ele já foi premiado também pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência; na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia”, disse a deputada Dione Hashioka que acompanhou o estudante no Parlamento estadual.