quarta-feira, 18 de junho de 2014

Deputada participa de discussões sobre combate à drogas na Assembleia


A deputada Dione Hashioka participou da solenidade de abertura da 16ª Semana Antidrogas que aconteceu nesta quarta-feira, 16 de junho, na Assembleia Legislativa. "A interferência do Poder Público na educação doméstica tem fragilizado as famílias", ressaltou o promotor da Infância, Adolescência e Juventude, Sérgio Harfouche que presidiu o encontro de autoridades ligadas à causa.
De acordo com o promotor, há pouco êxito quanto ao envolvimento da família no tratamento dos filhos dependentes químicos. “A autoridade da família está comprometida. A Lei da Palmada foi nomeada como Lei Menino Bernardo para lembrar do caso de uma criança assassinada de forma brutal e não vejo qualquer proximidade dessa legislação com o que chamamos de disciplina”, afirmou Harfouche.
A Lei 11.343, de 2006, que passou a punir mais brandamente aqueles considerados usuários de drogas também foi criticada no evento.
A deputada Dione Hashioka defendeu ações e programas preventivos como o Proerd “é um programa eficaz e deve ser ampliado assim como os cursos, palestras e ações de prevenção”, disse a Deputada.
Dados do Ministério da Justiça mostram que Mato Grosso do Sul é responsável por mais de 80% de todas as apreensões de drogas realizadas no País. Só no ano passado as polícias do Estado tiraram de circulação mais de 136 toneladas de drogas, que tinham como destino grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo.
Só nos primeiros seis meses deste ano foram presas no Estado mais de 1.200 pessoas envolvidas com o tráfico responsáveis pela circulação de quase 70 toneladas de drogas.
A Semana Nacional Antidrogas acontece no Estado paralela à Semana Estadual de Enfrentamento e Combate ao Crack, instituída a partir da aprovação pela Assembleia Legislativa, de uma lei de autoria do deputado Eduardo Rocha, líder do PMDB.
Entre as autoridades presentes estavam, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; o prefeito da Capital, Gilmar Olarte e o General de Exército e comandante do CMO, Juarez de Paula Cunha.