quinta-feira, 19 de junho de 2014

Assembleia Legislativa comemora centenário da imigração japonesa em Campo Grande

Proposta pela 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka, a Assembleia Legislativa realizou na ultima quarta-feira, 18 de junho, Sessão Solene para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa em Campo Grande. 
As comemorações iniciaram na segunda-feira com a exposição de artes e gastronomia japonesa e massoterapia no saguão da Casa de Leis. 
A Noite solene começou com apresentações culturais como o taikô (tambor típico do Japão) e danças japonesas. O Dia da Comunidade Japonesa comemorado todos os anos no Parlamento estadual, fez alusão este ano aos 100 anos de Imigração Japonesa em Campo Grande. 
Dione Hashioka ressaltou a importância da homenagem à Colônia Japonesa no Estado. “São 100 anos da imigração japonesa em Campo Grande. Nada mais justo que a Assembleia homenagear um povo que ajudou e continua ajudando o desenvolvimento do nosso Estado”, explicou a Parlamentar. 
Para o presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol, Octacilio Sakai, é uma honra ser homenageado pela Casa de Leis. “Nós devemos tudo à tradição, só por ela que conseguimos estar aqui. Estamos envaidecidos e tentamos passar nossa tradição tanto no esporte, como na cultura e lazer”, comentou Sakai. 
Segundo o presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Acelino Nakasato, é uma grande emoção ver a colônia japonesa sendo homenageada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 
“ Eu só tenho que agradecer à Assembleia e à deputada Dione Hashioka por nos homenagear nesses 106 anos de imigração japonesa no Brasil e 100 em Campo Grande. Todos podem ver que sou japonês, meus traços não mentem, mas meu coração é brasileiro”, falou Nakasato. 
Entre os homenageados estava o repórter fotográfico Roberto Higa. “Ser homenageado me dá uma sensação de dever cumprido. Estou muito feliz e nervoso por estar dando entrevista para amigos queridos, mas acima de tudo feliz por estar sendo homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul”, Disse Higa. 
Falando sobre os pioneiros, a deputada Dione Hashioka disse que “apesar de enfrentar as dificuldades da adaptação, o calor tropical bem diferente do clima do seu País, eles encontraram no trabalho braçal uma forma humilde de encarar novos tempos. A saudade de sua gente então muito distante, as diferenças históricas, geográficas e culturais, deram lugar à garra, à vontade de vencer, e aquela gente diferente conquistou o coração do povo dessa terra”. 
A Assembleia Legislativa homenageou outras personalidades nikkeis que se destacam e se destacaram com importantes serviços prestados à sociedade. 
Também foram agraciados na Sessão,  Keiko Kuraoka, Teruko Shinzato, Lauro Myahia, Emiko Kadoi, Irene Keiko Higa, Teruo Yamada, Paulino Matsumoto, Gonsiro Nakão( in memoriam), Itiei Miyahira (in memoriam), Kamá Shimabucuri (in memoriam), Keisaburo Yoza (in memoriam), Kosho Yamaki, Toshimitsu Aratani, Kazuo Sassai, Masayuki Ishikawa Yoshimatsu Yamasato (in memoriam), Mario Shiraishi, Mieko Ito, Mitsuru Ogawa (Frei Tito), Paulino Matsubara, Candida Adania e Ademir Nakazato. Participaram da sessão o presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol, Octacilio Sakai; o presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Acelino Nakasato; o presidente da Associação Okinawa, Nilton Shirado; o prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte; o vereador de Glória de Dourados Edgar Yamoto; entre outras autoridades.