sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dione Hashioka participa de lançamento do Biota/MS



É o primeiro programa do Centro-Oeste destinado à pesquisa da biodiversidade
O Governador André Puccinelli, acompanhado da deputada Dione Hashioka; do Secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Said Menezes; da diretora de políticas e programas temáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Mercedes da Cunha Bustamante e autoridades da área, lançaram na manhã desta sexta-feira, 13 de abril, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo na Capital, o Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - Biota MS. Segundo o Governo, o programa mostra que Mato Grosso do Sul tem uma grande diversidade de espécies. “Ao estudá-las estaremos trazendo o conhecimento para usá-lo em benefício da sociedade.
Queremos fazer de Mato Grosso do Sul um laboratório nacional de políticas para a biodiversidade, agregando pesquisadores para que se projetem em busca de descobrir coisas e desenvolver o conhecimento”, afirmou Andre Puccinelli. Dione Hashioka, que é integrante da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, recebeu uma publicação sintetizando as ações e elogiou o comprometimento do Governo quanto ao meio ambiente e a iniciativa de efetivação do programa que, segundo ela, “fará com que Mato Grosso do Sul seja o primeiro Estado do País a implantar um projeto que valoriza e preserva a diversidade biológica tão rica em nossa região e servirá como um grande laboratório de pesquisa em biodiversidade animal, vegetal e mineral”. O Biota/MS foi criado com a missão de construir uma base integrada de conhecimento cientifico, tecnológico e de inovação tendo como foco a biodiversidade de Mato Grosso do Sul para dar suporte a tomadas de decisão na gestão desta, visando ao seu uso sustentável e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.

O coordenador do programa Biota-MS, João Onofre - pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, disse que o programa surgiu com o objetivo de integrar os pesquisadores das diferentes universidades em um objetivo comum: gerar conhecimento. São objetivos do Biota-MS: dar suporte à tomada de decisão sobre projetos de desenvolvimento e políticas públicas, visando à promoção da sustentabilidade; fornecer subsídios para avaliar a efetividade dos esforços de conservação da biodiversidade no Estado; estimular e promover a formação e a capacitação de recursos humanos e técnico-científicos para atuar na conservação e uso da biodiversidade, entre outros. Antes do evento Dione Hashioka conheceu o arroz nativo do Pantanal que é plantado nas áreas alagadas e na colheita são usadas canoas onde o produto é ‘batido’ e resulta em um arroz de grande qualidade.
Marcos Augusto