terça-feira, 3 de abril de 2012

Dione Hashioka é homenageada pela AMA da Capital

 
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta segunda-feira, 02 de abril foi realizada uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa em Campo Grande. Representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista – AMA, promoveram a sessão especial para chamar a atenção da sociedade quanto a importância do diagnóstico precoce da disfunção. O evento contou com a presença da deputada Dione Hashioka; da presidente da AMA, Laurenice Rodrigues Pagot; da Coordenadora Técnica Paola Gianotto; do vice-presidente Rui Spinola; dos deputados Marquinhos Trad e Mara Casero; integrantes da Associação e convidados. A deputada Dione Hashioka foi homenageada com o ‘Certificado pela Solidariedade demonstrada em favor dos portadores de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento’. Segundo a neuropsicóloga e coordenadora técnica de saúde na AMA, Paola Gianotto, o autismo é uma alteração cerebral que causa desordem e atraso no desenvolvimento e que afeta a capacidade da pessoa em se comunicar, compreender e falar e compromete também seu convívio social e pode ser diagnosticado a partir do primeiro ano de vida da criança que costuma ter comportamento irritadiço, ficar isolada e introspectiva.
O autismo não necessariamente é acompanhado de retardo mental. Existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala intacta. Quanto antes forem identificados os sinais do autismo, melhor é o resultado do tratamento. A AMA oferece apoio e atividades com atendimentos psiquiátricos e psicoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicalização e proposta globalizada, que é a preparação do autista para atividades em público. Dione Hashioka lembrou das ações em Nova Andradina protagonizadas “por mulheres guerreiras e destemidas como Silvia Maria Nogueira Mollo e Vanda Rodrigues Paulino que já iniciaram um trabalho especial voltado para o autismo e já conseguiram, em pouco tempo, mobilizar a sociedade que aderiu ao 02 de abril deixando vitrines e o obelisco azuis”. O Azul é a cor do movimento autista no mundo.
Na Assembleia Legislativa tramita um Projeto de Lei de autoria da deputada Dione Hashioka que institui a Semana Estadual de conscientização e Reflexão sobre o Autismo que deverá ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de abril e que objetiva a conscientização da sociedade acerca das necessidades dos portadores de autismo, dos pais e profissionais envolvidos incentivando a inclusão social por meio de ações educativas, encontros, exposição de vídeos, palestras e seminários. “O autismo é um transtorno de base neurobiológica, de etiologia desconhecida, que provoca prejuízos nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. A síndrome ocorre em um bebê para cada mil nascimentos, tendo maior incidência em meninos, e se manifesta durante os três primeiros anos de vida”, reforçou Dione Hashioka. “Vamos discutir e trocar conhecimentos sobre essa síndrome que é um dos maiores desafios da medicina. Queremos incluir os autistas nas ações sociais públicas buscando soluções e amenizando o sofrimento dos pais”, afirmou a Deputada. A AMA da Capital está completando 22 anos, atende 74 crianças e conta com aproximadamente 12 profissionais entre fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, psicólogo e enfermeiro.
Marcos Augusto