quarta-feira, 18 de abril de 2012

Deputada prestigia lançamento do Guia Gastronômico do Estado

A deputada Dione Hashioka participou, na noite desta terça-feira, 17 de abril, do lançamento da 1ª edição do Guia Gastronômico de Mato Grosso do Sul que mostra os pratos típicos das Regiões Turísticas do Estado que aconteceu no Hotel Novotel em Campo Grande. O Guia foi elaborado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/MS - Abrasel/MS, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo -Fundtur-MS, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A publicação visa divulgar e fomentar a gastronomia regional. Nele, apresenta também informações sobre as dez regiões turísticas do Estado. Os pratos mostrados no Guia representam as rotas turísticas de Mato Grosso do Sul vencedores do Festival Gastronômico, além dos pratos do Festival Brasil Sabor do Estado/ 2011, denominados ‘Segredos do Chef’. Na oportunidade foi lançado o Arena Gastronômica/Brasil Sabor 2012, considerado o maior evento de gastronomia do Estado. Participaram do evento, além da deputada Dione Hashioka, a diretora-presidente da Fundtur-MS, Nilde Brun, o presidente da Abrasel-MS, Rúbio Sérgio de Moraes, Associados da Abrasel-MS; Jordana Duenha Rodrigues, Gerente do Departamento de Educação Profissional do Senac, empresários e chefs de restaurantes e entidades do turismo. Rúbio Sérgio de Moraes disse que o Guia reúne uma rica diversidade culinária. “As receitas regionais foram elaboradas levando em conta os aspectos históricos, culturais e econômicos de cada localidade”, destacou.
Nilde Brun afirmou que o Guia Gastronômico é um instrumento valioso para o fortalecimento do turismo do Estado. “A gastronomia é um dos elementos motivadores para atrair turistas, temos aqui ingredientes que não tem em lugar nenhum, uma oportunidade de diversificar os sabores, somado à qualidade do produto”, disse. Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada Dione Hashioka parabenizou os idealizadores do Guia, “É uma grande ferramenta de promoção da nossa gastronomia, fortalece os empreendimentos e promove as potencialidades do turismo do Estado. Acredito no potencial turístico e gastronômico de MS, destaco aqui o prato Tilápia a Mani que representa Nova Andradina, região turística do Vale das Águas que ficou em segundo lugar no Festival Gastronômico Estadual, uma oportunidade de promoção da culinária da nossa cidade”, acrescentou.
Dione Hashioka citou em seu discurso a Lei de 2009 de sua autoria que estabelece requisitos para a criação de estâncias turísticas municipais e que está sendo regulamentada pela Fundação de Turismo do Estado que vai estabelecer parcerias e disponibilizar recursos para fomentar o turismo local considerando as potencialidades regionais. "Entre as espécies de estâncias que prevê a Lei, encontram-se as estâncias de eventos e negócios; de natureza, com recursos naturais e paisagísticos; de lazer, com balneários, pesca esportiva e esportes em geral; hidrominerais, com utilização medicinal de águas como terapia; e histórico-culturais, com atrativos artísticos, religiosos, arqueológicos ou paleontológicos", afirmou Dione Hashioka. As receitas dos pratos do Festival Gastronômico de Mato Grosso do Sul são: Em primeiro lugar representando Bonito- Serra da Bodoquena, a Panqueca Pantaneira da Chef Carmen Lúcia Rodrigues; em segundo lugar a Tilápia à Mani (Vale das Águas) da chef Ida Mercês. Os pratos doces são: em primeiro lugar o Pudim Pantaneiro (Caminhos dos Ipês) da Chef Dorotéia Vieira Zeola e o segundo lugar o Mousse de Bocaiúva com Calda de Greiffo (Bonito-Serra da Bodoquena) da chef Ilka Esther Ayub Aguero. As receitas estão disponíveis no site da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, no link Guia Gastronômico no endereço: http://www.turismo.ms.gov.br/.
Marcos Augusto