quarta-feira, 9 de março de 2011

Unidade Móvel Ginecológica de Nova Andradina atendeu em 2010 cerca de 80% das mulheres

A Saúde em Nova Andradina tem apontado grandes avanços, e com a inauguração do Hospital Regional, está sendo uma das mais bem servidas do Estado.
A Unidade Móvel Ginecológica – um veículo totalmente equipado viabilizado pela Deputada Dione Hashioka – está trazendo grandes benefícios para a população de Nova Andradina e somente em 2010, foram atendidas 85% da população feminina do Município, com palestras, coleta de material para exames a preventivos do câncer do colo do útero e das mamas. Este programa, considerado de grande sucesso, conta com o apoio da Primeira Dama Joana D’Arc. Das mais de 4 mil mulheres atendidas, 834 foram encaminhadas para consulta o que resultou em 824 exames. Os casos positivos estão em tratamento. Completa o atendimento à classe feminina, a Clínica da Mulher, com exames e consultas específicas.
em 2010 foram mais de 592 mil procedimentos na Rede Municipal de Saúde. Os dados estatísticos dão conta de que, se distribuíssem os atendimentos por toda a população, que é de pouco mais de 45 mil habitantes, serão mais de 13 procedimentos por habitante, durante o ano ou, mais de um atendimento/mês.
Os atendimentos foram em Postos de Saúde, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Especialidades Odontológicas, Programa de Saúde Bucal e hospitais.
O Município desenvolve também, ações de prevenção como o Projeto Caminhando com a Polícia Militar, Dia de Luta Contra a Aids, mobilização continuada contra a Dengue, são realizados os programas de atendimento específico para a mulher, o jovem e a criança, o idoso, doentes crônicos, aleitamento materno, acompanhamento de gestantes, portadores de dificuldades motoras e portadores de doenças mentais.
O Centro de Controle de Zoonoses, a Coordenação de Controle de Vetores e a Vigilância Sanitária, como um todo, são suportes para uma saúde de qualidade. Os atendimentos no Plantão noturno do Hospital Regional, dão segurança para a população, que hoje, conta com um hospital perto de suas casas, diminuindo sensivelmente, a necessidade de encaminhamentos para outros centros de saúde.
A meta do Prefeito Gilberto Garcia, que tem o apoio da Deputada Estadual Dione Hashioka, é chegar à cobertura de 100% da população, em termos de Saúde Pública.
Segundo dados da Prefeitura, em 2010, o repasse constitucional para a Saúde foi de R$ 11.068.530,80, equivalente a 20,08% da receita, quando o exigido era de 15%.