terça-feira, 15 de março de 2011

Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia mulheres do Estado

Realizada na manhã desta terça-feira, 15 de março, na Assembleia Legislativa em Campo Grande, uma Sessão Solene em homenagem às mulheres. A deputada Dione Hashioka, segunda-vice-presidente do Parlamento Estadual presidiu a Sessão que lotou o Plenário da Casa de Leis. As 19 homenageadas receberam o troféu “Celina Jallad” instituído pela resolução 006 de 02 de março de 2011, de autoria da deputada Dione Hashioka.
A outorga foi concedida às mulheres que se destacaram ou ainda atuam na prestação de serviços ao Estado, na defesa dos direitos das mulheres e na promoção de uma sociedade mais justa e humana. Participaram também da Sessão, a deputada Mara Caseiro; a vice-governadora Simone Tebet; a primeira-dama do Estado, Beth Puccinelli; a desembargadora do Tribunal de Justiça, Tânia Garcia Borges; a desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral, Marilza Lúcia Fortes; que compuseram a mesa de autoridades, além de deputados estaduais; vereadores; coordenadoras de Políticas públicas para as mulheres, entre elas, Jozeli Chulli; a primeira-dama de Nova Andradina Joana D'arc, entre outras autoridades e personalidades do Estado.
O Coral da Assembléia; o Grupo Fantasia, do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza de Campo Grande e a soprano Clarice Maciel fizeram as apresentações culturais. No Saguão do Parlamento. Uma exposição de telas produzidas pelas artistas plásticas Ana Garcia, Ana Lúcia Vasconcelos, Eunice de Oliveira, Marlene Marcussi, Lídia Assunção, Rose Medeiros, Cristina Lorenzeti, Inara e Izabel, além da campograndense Renata Zanardo, ilustraram o ambiente.
“O troféu “Celina Jallad” é uma homenagem à ex-deputada, que é um exemplo para a sociedade, com suas lutas e conquistas históricas e seu esforço em reduzir as desigualdades”, garantiu Dione Hashioka durante seu pronunciamento.
Falando sobre a condição da mulher, a Deputada lembrou que, “inegavelmente há um esforço incomum, na tentativa de reduzir a desvalorização da condição feminina, enquanto trabalhadoras, e o preconceito vem diminuindo o que nos leva a esperar que, em breve, possamos celebrar novas conquistas”. Conforme Dione Hashioka, em cada profissão, há uma mulher fazendo a diferença, por sua responsabilidade e compromisso com a eficiência, porque está na índole feminina, a dedicação e o desejo de servir ao próximo.

A homenageada Ana Arminda Garcia dos Santos, que é Presidente do Fundo de Assistência Feminina da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, lembrou de conquistas das mulheres como a criação da 1ª Delegacia da Mulher, em 1985, em São Paulo. “Era o 1º reconhecimento que havia violência contra a mulher e que precisaria ser combatida”, disse.
Beth Puccinelli, citando uma frase de Celina disse que, “nós, mulheres, para sermos fortes, precisamos participar mais das decisões, temos que ter mais poder, influenciar o poder e exercer o poder político”.
A vice-governadora Simone Tebet disse que suas conquistas na área social tem mais importância que os cargos políticos. “Fui uma das primeiras prefeitas no Brasil a autorizar a licença maternidade de 6 meses para as mulheres. Em Três Lagoas sempre busquei priorizar o social, com escolas, clínicas e casas populares” disse.

As homenageadas com o troféu Celina Jallad foram: Ilda Prado, Maria de Lourdes Fragelli, Kátia Maria Cardoso, Maria José Contini, Zandira Luvison, Ilda Sakata, Iolete Vasconcelos Bambil, Marcia Gomes Vilela, Jussara Feltrin Moraes, Mirian Sirlei da Veiga, Heloísa Helena Urt, Virginia Marta Magrini, Narcisa Canhete Jará, Maria Célia Fedossi, Luzia Auda Carvalho, Visitação Verón da Motta -Tia Nega e Antonia Maria da Cruz.