quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Deputada e parlamentares que integram a Comissão de Saúde da AL/MS reuniram-se com Secretária Beatriz Dobashi


Deputados que integram a Comissão de Saúde e Seguridade Social estiveram reunidos na terça-feira (21/8) com a secretária de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi. Participaram da reunião os deputados Dione Hashioka (PSDB), Lauro Davi (PSB) Mara Caseiro (PT do B) e Junior Mochi (PMDB). Discutiram ações de fortalecimento dos hospitais regionais e santas casas no interior do Estado, visando debater os problemas que afetam o setor.
As principais questões debatidas foram a superlotação do Hospital da Vida de Dourados, a regionalização da saúde no interior do Estado, além da busca por melhorias no atendimento à população sul-mato-grossense.

O Hospital da Vida é referência em trauma, mais especificamente nas áreas de ortopedia e neuro, porém passou a atender todo tipo de demanda em razão da falta de atendimento em outras unidades básicas de saúde”, afirmou Beatriz Dobashi.

Segundo a secretária, o governador André Puccinelli aguarda uma resposta judicial sobre a titularidade do terreno para liberar os recursos ao município. “Temos um plano diretor e de investimento, só dependemos dessa decisão”, acrescentou.

Beatriz Dobashi explicou como tem funcionado os novos programas federais de saúde que vem sendo implantados no Estado como o Rede Cegonha, que beneficiará gestantes para prevenção da mortalidade materna.
 
Porém, a expectativa maior, afirma Beatriz, está voltada para a implantação do programa Rede de Urgência e Emergência, que deverá receber investimentos para o custeio de melhorias nas Unidades de Atenção Básica, Samus (Serviços de Atendimento Móveis de Urgência), Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais.
 
O governador, a secretária de saúde e os parlamentares pretendem sensibilizar o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante sua visita à Capital, prevista para o próximo dia 30, para agilizar o repasse dos recursos para iniciar o programa no Estado.