terça-feira, 23 de novembro de 2010

Artistas receberam homenagens da Assembleia Legislativa

 A medalha 'Tom do Pantanal - Arara Azul' instituída por Lei pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi entregue a cantores e grupos musicais em Sessão Solene realizada na noite de segunda-feira, 22 de novembro. Idealizada pela deputada Dione Hashioka (PSDB), a honraria deverá ser concedida, todos os anos, à partir de 2010, aos cantores e grupos musicais que divulgam a cultura do Estado.
 O Grupo Acaba foi um dos homenageados que divulgam o Estado através da chamada 'música de raiz', colocando sempre em debate a defesa da cultura e meio ambiente. O grupo surgiu em 1969, com o objetivo de pesquisar, desenvolver e divulgar o folclore do Estado. As composições descrevem o homem, a fauna e a flora.
O gupo Alma Serrana também recebeu o 'Tom do Pantanal - Arara Azul'. O Pantanal e a cultura do Estado sempre fizeram parte de canções inseridas nos nove CDs e um DVD gravados pelo grupo. Uma das músicas (Pérola), cantada em todo o País, fez parte da trilha sonora de uma novela do SBT. Grandes precursores da cultura de Mato Grosso do Sul, Délio e Delinha também foram condecorados pela deputada Dione Hashioka. De Maracaju para a história da música nacional, José Pompeu e Delanira Gonçalves Pompeu fizeram 35 gravações em audio e uma em vídeo. Délio faleceu em fevereiro deste ano, aos 84 anos. Délinha segue a carreira solo.
O cantor e violeiro Ivo de Souza também foi agraciado com o troféu que, por motivo de saúde que impediu sua presença, foi recebido pela cantora Delinha. A carreira de Ivo de Souza iniciou em 1965 e durante este período manteve parcerias com Florito, Edinelson e Janguinho. Detentor de um timbre de voz destacado e um estilo próprios encantou platéias em vários estados. Marcelo Loureiro também foi homenageado, carioca de nascimento, criado em Guia Lopes da Laguna. é um dos mais aclamados instrumentistas da região centro-oeste. Violonista talentoso, Loureiro ficou conhecido por criar, com sua música, uma atmosfera sertaneja, remetendo à vida na região. Suas canções retratam os elementos da cultura regional.
O Coral dos Servidores da Assembléia Legislativa que vem percorrendo o Estado e através das músicas, incluindo o Hino do Estado, vem enobrecendo a cultura sul-mato-grossense, também recebeu a condecoração entregue à maestrina Telma Serrou Pimentel que acompanha o grupo desde a criação em 2004. A data foi escolhida por ser o dia músico. Os artistas agradeceram efusivamente a homenagem instituída através da medalha 'Tom do Pantanal – Arara Azul' e fizeram questão de externar a alegria proporcionada pela Deputada Estadual Dione Hashioka na Sessão Solene. Um exemplo é João Paulo, filho de Délio e Delinha, ao afirmar que "uma casa sem música, é uma casa sem alma". A Diretora de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, Drª Marlene Figueira da Silva, representando o Coral da Casa de Leis, falou que a música faz parte da vida de todas as pessoas e receber a honraria tem um valor imenso para todos os coristas.
“O coral da Assembléia, representa um misto de harmonia nesta Casa, vivenciando o canto como uma forma de lazer e de cultura”, disse Marlene Figueira. Dione Hashioka parabenizou todos os homenageados lembrando que, “vocês, artistas do nosso Mato Grosso do Sul, são abençados por Deus. O espetáculo que vocês proporcionam, também torna durável a nossa cultura, transportando-a à outros estados e outros países, elevando o nome da nossa região”. A Deputada afirmou também que os artistas “manipulam as mais íntimas sensações, sentimentos e emoções. Elevando, inspirando, comovendo e canalizando energias positivas”. A Deputada concluiu também que a Assembleia Legislativa “está prestando uma justa homenagem àqueles que dão exemplo de dedicação abnegada e sabedoria musical capaz de elevar o nome do Nosso Estado”. Participaram da Sessão, o deputado Onevan de Matos; o vereador Seikó Miahira, presidente da União de Câmaras de Vereadores; o Procurador de Justica Hudson Shiguer Kinashi, representando a Procuradoria Geral de Justiça; e o Tenente-Coronel Neilson Bezerra, representando o General Joaquim Ferrarezi do Comando Militar do Oeste.