domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dione Hashioka participa da inauguração da Fazenda Esperança em Campo Grande

 

Mais uma unidade da Fazenda da Esperança foi inaugurada em Mato Grosso do Sul. Desta vez foi a Unidade Feminina sediada em Campo Grande. A solenidade aconteceu na manhã de domingo, 06 de fevereiro e contou com a presença da deputada Dione Hashioka. O evento foi presidido pelo Bispo Diocesano da Capital Dom Vitório Pavanello e do Bispo auxiliar Dom Eduardo Pinheiro. A Fazenda da Esperança é um projeto que funciona há cerca de 28 anos. O projeto foi idealizado pelo Frei Franciscano alemão Hans Stapel e por Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, frequentador da Igreja administrada por Frei Hans em Guaratinguetá/SP. O projeto cresceu e espalhou-se pelo Brasil e mais 10 países.
Hoje são mais de 70 fazendas em 23 estados, sendo que em Mato Grosso do Sul já havia uma unidade masculina em Rio Brilhante que atende cerca de 40 pessoas do sexo masculino e é mantida por doações e por recursos provenientes de uma horta com produtos orgânicos e uma fábrica de velas. O evento iniciou-se com uma missa celebrada por Dom Vitório Pavanello, e contou com a presença de outras autoridades, entre elas o Presidente da Câmara de Campo Grande, Paulo Siufi, a Secretária de Assistência Social Tânia Garib que representou o Governador André Puccinelli, e o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Sérgio Fernando Raimundo Harfouche entre outras autoridades e a comunidade, além do fundador do Projeto das fazendas da esperança, Frei Hans Stapel.
A Fazenda de Campo Grande faz parte dos projetos em comemoração aos 50 anos da Diocese de Campo Grande comemorado em 2008. A primeira casa que está totalmente pronta começa a atender nesta semana e sua capacidade é de 16 pessoas e chegará a 80 quando as quatro outras casas da Fazenda estiverem prontas.  Uma pequena indústria será instalada e dela, sairá parte da arrecadação para auto-sustentação da fazenda que será coordenada pela Diocese da Capital, mas terá uma administração independente. Conforme Dione Hashioka, a terapia empregada no tratamento dos dependentes químicos é ‘trabalho, espiritualidade e convivência’ não sendo usado nenhum tipo de medicamento.
“Os dependentes são levados para a fazenda de livre e espontânea vontade e recebem atenção, carinho e palavra de vida”, comentou a Deputada.  Os índices apontam que o Projeto Fazenda Esperança está obtendo índices de recuperação superiores a 85%. O escritório de atendimento da Fazenda da Esperança fica na Rua Amando de Oliveira, 448 - Cúria Diocesana - Anexo B - Bairro Amambaí - CEP: 79008-010 em Campo Grande e a sede da Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Abadia, fica na Rodovia MS-010, Km 02 na saída para o Distrito de Rochedinho.

Frei Hans Stapel