sábado, 9 de abril de 2011

Dione Hashioka visita região castigada pelas chuvas

A Deputada Estadual Dione Hashioka visitou, nesta sexta-feira (8 de abril), a região castigada pelas ultimas chuvas no Vale do Anhanduí. Devido à grande quantidade de água, estradas principais e vicinais foram danificadas e três pontes caíram prejudicando o escoamento da produção nas rodovias MS-152, 117, 340, 190 e 040. O trânsito de pessoas e veículos ficou prejudicado, principalmente na travessia dos rios. Na ultima semana, uma reunião promovida por Dione Hashioka e da qual participaram proprietários rurais da região afetada, prefeitos e o Secretário de Obras Públicas e Transportes, Wilson Cabral, ficou marcada a visita para verificar ‘in loco’ os prejuízos causados pelas chuvas e as ações do Governo a partir daí.
A Deputada e o Prefeito de Ribas do Rio Pardo, Engenheiro Roberson Moureira, sobrevoaram de helicóptero, as áreas mais afetadas e as pontes de madeira por onde deveriam passar as carretas transportando, desde insumos para o início do plantio da safrinha até grãos e bois gordos e para engorda. Na Fazenda Modelo II, de propriedade da Agropecuária Granol, uma reunião foi realizada nesta sexta-feira, e que contou com a presença, além de Dione Hashioka e do Secretário Wilson Cabral, dos prefeitos de Ribas do Rio Pardo, Engenheiro Roberson Moureira; e de Bandeirantes, Flávio Gomes; vereadora Monike Lima de Santa Rita do Pardo; do Assessor Técnico da Secretaria de Obras do Estado, Beto Mariano; do Secretário de Obras de Ribas, Nilson Pereira de Góis; Diretor Executivo da Fundação MS Para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Dirceu Luiz Broch; Presidente do Sindicato Rural de Santa Rita do Pardo, Cacildo Dagno Pereira; o jornalista Clodoaldo Barthiman, da Radio Clube de Nova Casa Verde, e cerca de 30 proprietários rurais que fazem parte do "Pentágono de MS" - assim denominado pelos fazendeiros da região que compreende as propriedades rurais daquela localidade - entre eles o Engenheiro Agrônomo Adilson Kazuo Kozama, e o Sr. Gomes, respectivamente administrador e proprietário da Fazenda Modelo II.
A reunião foi promovida com o propósito de rever e viabilizar medidas de urgência para a recuperação das estradas atingidas pelas últimas chuvas que resultaram na queda das três principais pontes, deixando os produtores ilhados. A fazenda Modelo II tem tecnologia de Integração Lavoura-Pecuária - ILP (benefícios da agrossilvicultura que é um sistema racional e eficiente de uso da terra onde árvores são cultivadas em consórcio com culturas agrícolas ou criação animal que propicia, entre outras vantagens, a recuperação da fertilidade dos solos) a Fazenda promove o consórcio entre soja, pastagem e eucalipto, tem grande tecnologia em pecuária (nutrição de bovinos, e tendências de mercado), culturas de soja e milho e agroenergia. Para resolver temporariamente a questão do transporte,  uma balsa começa a funcionar neste domingo.
O Secretário Wilson Cabral afirmou que o Governo do Estado firmou o compromisso de enviar, de imediato, para sanar os problemas advindos da chuva, 5 caminhões, 2 moto-niveladoras, 1 esteira, 1 pá-carregadeira, 1 comboio e 1 carro de apoio, que se somarão às máquinas e equipamentos disponibilizados pelos produtores rurais que já estão nas estradas. A deputada Dione Hashioka, que trabalha incansavelmente pela solução do problema, reiterou o compromisso de continuar ajudando a região do Vale do Anhanduí. Na região são cerca de 50 propriedades rurais e 500 pessoas ilhadas. Em 2011, somente a fazenda Modelo II, movimentará cerca de 20 milhões de reais em benefício da economia de Mato Grosso do Sul. Dione Hashioka elogiou o trabalho dos agropecuaristas  pelo espírito empreendedor. A Deputada aproveitou para agradecer o Sr. Gomes da Agropecuária Granol, pela presença e por reunir os agropecuaristas da região para, unidos, tentarem resolver os problemas que atingem a todos. "A fazenda Modelo é um dos grandes exemplos que temos no trato com a terra onde mostra que pode-se aproveitar tudo o que ela tem a nos oferecer e de forma correta", completou Dione Hashioka.