terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Hospital Regional de Nova Andradina foi inaugurado no aniversário da cidade


Considerado como uma das maiores aspirações para a melhoria da saúde da população do Vale do Ivinhema, o Hospital Regional de Nova Andradina foi inaugurado nesta segunda-feira, 20 de dezembro. O evento constava do calendário de aniversário da cidade que completou 52 anos. O governador André Puccinelli, a deputada Dione Hashioka, o prefeito Gilberto Garcia e o ex-prefeito Roberto Hashioka, maiores incentivadores e que não mediram esforços para a concretização das obras, participaram da solenidade. O Hospital Regional “Dr. Francisco Dantas Maniçoba”, inicia suas atividades no dia 1º de janeiro de 2011. A solenidade começou com a entrega oficial de uma Unidade Móvel Ginecológica, adquirida com verba de Emenda Parlamentar destinada pela deputada estadual Dione Hashioka. O veículo, uma Van totalmente equipada, iniciou os trabalhos em setembro e já atendeu cerca de 1.600 mulheres, de acordo com relatório da equipe de atendimento da Prefeitura Municipal.
O governador André Puccinelli afirmou que Nova Andradina está se desenvolvendo cada vez mais, graças a uma boa gestão municipal, e que em breve pode estar entre os cinco maiores municípios do Estado. O presidente da Fundação de Saúde de Nova Andradina, e diretor administrativo do Hospital Regional, Dr. Norberto Fabri Junior, afirmou que a inauguração da unidade de saúde é um sonho realizado. O Hospital Regional possui todos os equipamentos e equipe especializada para atender pacientes de toda a região. O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, lembrou que, quando prefeito, Dr. Maniçoba andava sempre com seus aparelhos para atendimentos emergenciais. “Que possamos nesses 52 anos comemorar e escrever uma história de sucesso em todos os setores, principalmente para a saúde”, declarou. A secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, disse que “são mais de 100 mil pessoas que aguardavam por esta referência hospitalar”.
A deputada estadual Dione Hashioka afirmou que o sonho da inauguração do Hospital Regional levou 20 anos para se concretizar.  “É uma conquista de todos os novandradinenses e moradores dos municípios do Vale do Ivinhema. Juntos, continuaremos a trabalhar pelo desenvolvimento de nossa região, buscando proporcionar qualidade de vida para todos”, afirmou a Deputada falando do trabalho do Governador André Puccinelli que orgulha os sul-mato-grossenses que já podem contar com melhorias significativas, não só na saúde, mas também na educação no comércio, indústria, ter um emprego para, com suas próprias mãos, levar dignidade e qualidade de vida para sua família. O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia afirmou que sabe da grande responsabilidade em administrar o Hospital Regional, pedindo a colaboração de todos das classes médicas e políticas, de toda a região do Vale do Ivinhema, para que a unidade de saúde seja referência no atendimento. “Contamos com o apoio do Governo do Estado para que possamos atender com qualidade nossa população”, afirmou o Prefeito. Após a inauguração do Hospital Regional, as autoridades visitaram as instalações do Hospital. Em seguida, conheceram o Plantão Odontológico no Centro de Especialidades Odontológicas, as obras do novo laboratório Municipal, um dos mais modernos do Estado, a Farmácia Popular, finalizando com a visita à unidade de saúde do Bairro Bela Vista.
O Hospital Regional de Nova Andradina inicia seu atendimento total no dia 1º de janeiro de 2011 com 53 leitos na enfermaria e mais oito leitos de observação, com possibilidade para 100 leitos. A unidade também passará a realizar procedimentos de alta complexidade, com a disposição de 10 leitos de UTI adulta, além de Pronto Socorro, internações, cirurgias gerais e eletivas, exames de Raio X, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ultrassonografia, ecocardiografia, e todos os tipos de exames laboratoriais, para os internados. Além dos pacientes de Nova Andradina, será atendida a população de Anaurilândia, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul, municípios que juntos somam mais de 100 mil habitantes. As prefeituras dessas localidades serão cofinanciadoras do Hospital Regional.