sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dione Hashioka homenageia personalidades com Títulos de Cidadãos e Medalhas Legislativas


Em Sessão Solene realizada na noite da última quinta-feira, dia 02 de novembro, proposta pela deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, nove personalidades do Estado foram homenageadas com títulos e medalhas. Entre os novos cidadãos do Estado está a professora Auta Bordim Sonvezzo. Nasceu em Santa Adélia, no interior de São Paulo, e morou em Álvares Machado, onde o esposo, Alcides Sãovesso, foi vereador e vice-prefeito. Em Mato Grosso do Sul onde chegaram em julho de 1965, instalando-se em Batayporã, trabalharam na compra e venda de cereais.
Posteriormente Sãovesso foi prefeito do Município e Auta, já como primeira-dama, realizou diversas ações sociais, de apoio às gestantes, crianças e idosos e foi supervisora da merenda escolar em Batayporã. “Foi, junto com seu esposo Alcides Sãovesso, pioneira em todos os episódios que formam os anais da história de Batayporã, e por conseqüência, do nosso Estado”, disse Dione Hashioka. Durval Andrade Filho, que na solenidade foi representado pelo filho, José Márcio de Andrade, também tornou-se cidadão sul-mato-grossense.

 Dione Hashioka disse que 'Seu Deco', como é conhecido, integrou a diretoria de várias instituições, foi vereador; prefeito, e é considerado uma das maiores preciosidades da comunidade, uma das reservas morais do Município de Nova Andradina. “Deco teve papel decisivo na criação e desenvolvimento da cidade. É um exemplo vivo de caráter, sobriedade e respeito”, afirmou a Deputada. A mesma honraria foi concedida a Mercedes Bertelli Alves. Dona Mércia, como é chamada, nasceu em Anta Gorda (RS). Em 1961, veio com o marido, Antonio Alves Filho, para Nova Andradina, onde, após anos de trabalho como funcionários, abriram o Armazém Paraíso, que se transformou em Supermercado Paraíso (1991) e Paraíso Avenida (2009).
Além da atuação empresarial, atua no apoio às instituições assistenciais do município e desempenha trabalhos voluntários. “Dona Mércia sempre auxiliou as instituições que trabalham em prol dos mais necessitados como a Comunidade Betel, Asilo sagrado Coração de Jesus, Pastoral da Criança e outras”, lembrou Dione Hashioka em seu discurso. Foi homenageada com a comenda do Mérito Legislativo entregue pala deputada Dione Hashioka, a professora Nair Palácio de Souza, falecida no início deste ano. A honraria foi aprovada no ano passado e não pode ser entregue devido aos problemas de saúde já enfrentados pela Professora. Nair Palacio nasceu em Birigui (SP).
Morou em Guararapes (SP), onde iniciou seus trabalhos como professora leiga e chegou à Mato Grosso do Sul em 1963. Atuou como professora, inspetora de alunos e foi reconhecida por seu profissionalismo e dedicação. A Escola Estadual Nair Palacio de Souza em Nova Andradina é uma das muitas homenagens que recebeu em vida.
“Foi uma mulher guerreira, professora ímpar, para quem o Magistério sempre foi mais que uma missão, uma filosofia de vida”, afirmou Dione Hashioka. A Comenda foi recebida pela Senhora Amélia Andrade. A administradora Ida Merces Nascimento Ribeiro também foi agraciada com a Medalha do Mérito Legislativo. Nascida em Loanda (PR), escolheu Nova Andradina para morar ofertando sua sabedoria e divulgando nosso Estado em outros centros, especialmente no ramo da gastronomia, sua especialidade. “O destaque do seu trabalho social é merecidamente lembrado junto à APAE e Rotary, realizando obras que visem a reabilitação de pessoas através da Equoterapia, e recuperação de animais silvestres protegendo o meio ambiente”, disse a Deputada. O título de Cidadão Sul-Mato-Grossense foi outorgado também para os empresários Cláudio Cavol e Munir Saad; o Médido Veterinário Osvaldo Rodrigues e o advogado Jorge Razanauskas, atual Diretor Geral da Polícia Civil.
“Todos estes são nomes que figuram na galeria das ilustres personalidades lembradas com maestria pelo povo sul-mato-grossense. Continuem transmitindo às gerações, o exemplo que é o trabalho de todos vocês e que possam desfrutar das suas próprias conquistas, com saúde e paz”, disse a deputada Dione Hashioka. Participaram do evento, o Major Luiz Cláudio Batista Motta, representando o General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi, Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO); Deputados Estaduais Youssif Domingos e Marcio Fernandes; Wantuir Jacini, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública; Desembargador Claudionor Abss Duarte; Vereador Edílson Seiko Miahira, Presidente da União dos Vereadores de MS; o prefeito de Batayporã Edson Ibrahim; presidentes das câmaras municipais, de Batayporã, Jorge Takahashi e de Nova Andradina, Adriano Palópoli; familiares e amigos dos homenageados.