sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Odontólogos são homenageados em Sessão Solene


A Assembleia Legislativa do Estado realizou nesta quinta-feira, 24 de outubro, Sessão Solene para celebrar o Dia do Odontólogo, comemorado em 25 de outubro. A deputada Dione Hashioka, 2ª vice-presidente da Casa de Leis, também propositora da Sessão, recebeu odontólogos e familiares lembrando que “é um orgulho fazer parte desta classe solidária e envolvida pelo social”.

Segundo a Deputada, esse é um momento de relembrar as dificuldades enfrentadas pelos então dentistas práticos, muitas vezes impedidos de alcançar o que era desejado pelo paciente por causa da inexistência de equipamentos necessários para um bom trabalho.
  Dione Hashioka lembrou os avanços da odontologia e da classe de odontólogos. “O Brasil tem o maior número de odontólogos do mundo. O atendimento odontológico oferecidos pelo SUS saltou na última década de 10 milhões para mais de 150 milhões de consultas por ano, segundo o Ministério da Saúde. Mas ainda temos muito a caminhar até alcançarmos números satisfatórios”, disse a Parlamentar ao afirmar que “para o orgulho dos brasileiros e dos profissionais de saúde, passamos a ser referência internacional até para os países considerados desenvolvidos”.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, Francisco Grilo, participou do evento e disse que o órgão trabalha para cumprir o papel de intermediário entre a sociedade e os 4.500 profissionais odontólogos no Estado. “Temos representantes em todos os municípios de MS e quando lidero, procuro refletir o que os colegas querem”, frisou.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Airton Morilhas, informou que o principal desafio é o de conscientizar a população sobre a necessidade de ter dentes perfeitos. “Sabemos que vários problemas de saúde são resultado de problemas dentais, por isso é importante o tratamento”.

A odontóloga Elayne Cristina Todescato Soares, que trabalha com reabilitação oral e prótese e representou os homenageados, destacou que o resultado de um bom trabalho da odontologia é o sorriso autoconfiante do paciente.

Os homenageados foram: Elayne Cristina Todescato dos Santos Soares, André Afif Elossais, Norberto Fabri Junior, Genésio Pessôa de Albuquerque Junior, Libindo Assis Godoy, Paulo de Tarso Coelho Jardim, Paulo Zárate, Adriana Vanessa Silva, Kátia Ujihara Salem, Maria Regina Martinelli, Tereza Jara e Vanessa Bogo. O evento foi abrilhantado pela cantora Nayara que vem se destacando como intérprete de música romântica.