quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Deputada Dione e Prefeito Roberto Hashioka reúnem-se com Reitor da UEMS


A deputada Dione Hashioka acompanhou o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka em uma reunião com o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fábio Edir dos Santos, na tarde desta quarta-feira, 09 de outubro, em Campo Grande. Entre os assuntos tratados constava a implantação de um polo de Tecnologia em Nova Andradina que está sendo viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura do Município; a UEMS; a Secretaria de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia-MS, e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS. O Reitor falou sobre a implantação em Nova Andradina, pela UEMS em convênio com o Ministério da Educação, de dois cursos de capacitação de 1ª e 2ª licenciaturas direcionados para professores municipais e estaduais. O número de vagas será decidido pela Prefeitura em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação. O curso é de turma única.
A deputada Dione Hashioka aproveitou o encontro para conversar com Fábio Edir sobre a importação de tecnologia de uma empresa sediada na república Tcheca.
O Reitor viaja na próxima semana para a República Tcheca, para reforçar a parceria já efetivada entre a UEMS e a Universidade de Praga e para consolidar outra parceria, desta vez com a Universidade de Zlim. Fábio Edir estará acompanhando o empresário Evandro Trachta proprietário da empresa Brasil-CZ de Nova Andradina, que intermediou a parceria.
Em setembro de 2012 a deputada Dione Hashiokla acompanhou empresários Tchecos que visitavam o Brasil e mostravam às autoridades e instituições de segurança do Estado como os Bombeiros e Exército, a tecnologia desenvolvida na empresa Ego-Zlim sediada na cidade de Zlim naquele País.
Os equipamentos (alguns deles já produzidos pela empresa Brasil CZ) fornecem um sistema global de proteção biológica e de descontaminação, logística e recursos para emergência e de cuidados de longa duração, e já são usados por equipes de segurança em vários países como Eslováquia, Polônia, Alemanha, Grã-Bretanha, Suécia, Lituânia, Letónia, Estónia, Ucrânia, Portugal, Turquia, Angola, África do Sul, Vietnã, Austrália, Nova Zelândia, EUA e Canadá. Entre os equipamentos está uma grande barraca, com 60 metros quadrados que, com o uso de um compressor é automontada em até 8 minutos.
Conversamos também, sobre os eventos em comemoração aos 20 anos da UEMS, que acontece em 20 de dezembro”, completou Dione Hashioka.