sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nova Andradina abraça a causa do Outubro Rosa

O Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente comemorado para simbolizar a luta contra o câncer de mama e estimular a participação da população, tem um contexto significativo para a vida da mulher. Pensando nisso, Nova Andradina realiza a 2ª edição da campanha. A ação envolve a Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher, a Finan/Uniesp, a Acina, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e conta com a parceria da Deputada Estadual Dione Hashioka.
Entusiasta da causa, a parlamentar acredita que a data instituída, não apenas lembra o Dia de Combate ao Câncer de Mama, mas sobretudo chama a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção como o melhor e mais eficaz remédio. “Essa popularidade do movimento alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa tão nobre, haja vista que nunca é demais promover campanhas que incentivem a mulher a realizar exames preventivos de câncer de mama”, aponta.


Durante o lançamento da campanha, o monumento mais conhecido de Nova Andradina, o obelisco localizado na área central da cidade, foi majestosamente iluminado de rosa. Um abraço simbólico também marcou a ação, numa demonstração de que o povo nova-andradinense também está envolvido nessa importante campanha de conscientização. 


AGENDA - Autora da lei estadual 3.526, que institui a Política de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Adolescência e Juventude, a Deputada Estadual Dione Hashioka aponta que a saúde da mulher sempre fez parte de sua agenda. Exemplo disto é a cobrança quanto ao cumprimento da Lei Federal 11.664/2008, que garante o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde a todas as mulheres com 40 anos ou mais. Outra ação da deputada, é a destinação de uma Unidade Móvel Ginecólogica através de emenda parlamentar, para realização de exames preventivos.