Na manhã desta 2ª feira, 22 de agosto, a Deputada Estadual, DIONE HASHIOKA (PSDB) esteve presente na abertura da II Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulher, realizada em Nova Andradina, no salão do Centro de Convivência do Idoso e presidida pela Sub-secretária de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher de Nova Andradina, Jozeli Chulli. O evento que tem por objetivo captar as reivindicações que visam melhorias para as mulheres, em todas as áreas, como também escolher as delegadas que representarão o Vale do Ivinhema na Conferência Estadual, as quais irão defender os tópicos aprovados, para que posteriormente, as representantes de Mato Grosso do Sul, levem em nível nacional as proposituras apresentadas pelas mulheres sul-mato-grossenses.
Várias autoridades estiveram presentes, dentre as quais, o Prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia e a 1ª Dama, Joana D`arc Bonno Garcia; a Juíza de Direito, Jaqueline Machado; a Delegada responsável pela Delegacia Especializada da Mulher, Sílvia de Paula Nascimento; o Presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Ver. Adriano Palopoli; Carla Stefanini, representante da Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Sra. Tai Loscki; representantes das Prefeituras e coordenadorias de Políticas Públicas para Mulher, dos Municípios de Ivinhema, Batayporã, Taquarussú e Anaurilândia e os palestrantes, Profª. Sandra Albano, Mestra em Educação; vereador Ney Olegário, de Batayporã e Adalgisa Vanessa Devetack, Coordenadora do CREAS de Ivinhema, dentre outras.
Em sua fala, DIONE destacou e ressaltou a importância e o papel da mulher na família. “Somos a base, o alicerce de nossa casa, responsáveis pela educação dos filhos e hoje, parceiras dos homens no sustento de nossas famílias. Ocupamos todas as áreas de atividades, dividindo com os homens os espaços, porém, ainda não reconhecidas condizentemente ficando a mercê de preconceitos, humilhações e descaso. Conquistamos bastante, mas temos muito mais a conseguir, por isto a importância destas conferências, que levam nossas reivindicações a fim de que programas sejam criados abrindo caminho e nos colocando em igualdade com o sexo masculino, convivendo em harmonia e união, dividindo direitos e deveres com o mesmo peso e medida”, disse a Deputada.
Vale ressaltar que a deputada, quando 1ª dama de Nova Andradina, foi pioneira, no interior do Estado, na implantação no Município da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher e como Parlamentar, conseguiu a aquisição de uma unidade móvel de atendimento ginecológico, a qual já atendeu mais de 1.400 mulheres desde sua entrega.