A deputada Dione Hashioka (PSDB) reuniu-se com o Diretor-Presidente da Fundação Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros. O encontro aconteceu na Sede da entidade em Campo Grande.
A Deputada aproveitou para rever antigas exposições e conheceu novos trabalhos de alguns artistas do Estado, entre eles, de Cláudia Castelão que produz flores artesanais em madeira e da escultora Araci Vendramini que expõe a exuberância de suas esculturas, denominada Etnias de Mato Grosso do Sul, no saguão da Fundação de Cultura.
A mostra é integrada por esculturas que representam cinco etnias, das 13 existentes no Estado. São retratados personagens dos povos Kadiwéus, Terenas, Guatós, Kaiowás e Nãndedeva-Guaranis. O trabalho de Claudia Castelão foi inspirado em uma lenda que fala do amor proibido entre filha de patrão e peão e criou as flores de madeira que representam a força do amor pantaneiro.
A lenda completa por ser conhecida no site www.flordexaraes.com.br. Entre os assuntos tratados com Calheiros estão obras e artistas de Mato Grosso do Sul. Os investimentos do Fundo de Incentivo à Cultura, incluindo a qualidade e a elaboração de projetos técnicos também foram abordados.
Dione Hashioka e Américo Calheiros falaram sobre o trabalho de artistas e autores renomados do Estado e de alguns que começam a divulgação dos talentos como é o caso das duplas, Luiz Felipe e Fabiano, de Campo Grande e João Marcos e Maurício, de Ivinhema; da cantora Isabela Costa, que começa a fazer sucesso nacionalmente, e do escritor Fernando Costa que lançará mais um livro em breve. A reunião foi na tarde desta quinta-feira, 11 de agosto.