segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dione Hashioka participa da solenidade de premiação de mulheres empreendedoras no Sebrae


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE – realizou na noite da última sexta-feira, (26 de outubro) um chá da tarde onde a inspiração foi “o espírito inovador e visão empreendedora da estilista Coco Chanel e seus ícones que são referência até os dias de hoje”, conforme a própria instituição nominou.
A solenidade aconteceu na sede da instituição, em Campo Grande e celebrou o empreendedorismo feminino. Na edição deste ano, 105 empresárias inscreveram suas histórias ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios que, depois de muita dedicação os organizadores chegaram a 12 finalistas no Estado na categoria ‘Pequenos Negócios’ e duas na categoria ‘Empreendedor Individual’. Foram escolhidas mulheres de sucesso de Campo Grande, Jardim, Coxim, Miranda, Costa Rica, Sidrolândia, Rio Verde e Rio Negro. As vencedoras concorrem agora à etapa nacional da premiação que apresentará resultado no dia 7 de março, em Brasília (DF).
As premiadas receberam, conforme inspiração em Coco Chanel, colares de pérolas que é a marca registrada da empresária. “As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho, à frente de negócios e na política têm construído as diretrizes junto com os homens e feito com que as leis aconteçam”, destacou a diretora de operações do Sebrae no MS, Maristela França.
As primeiras colocadas foram Márcia Antônia de Almeida, de Rio Verde e que iniciou seu trabalho empreendedor no ramo da educação e foi contemplada no quesito ‘Pequenos Negócios’, e Neide Alves, que passou de salgadeira em Rio Negro a proprietária da Casa de Salgados em Rio Negro ganhou o primeiro lugar na categoria ‘Empreendedora Individual’.
A deputada Dione Hashioka, que entregou o prêmio para Márcia Antônia Almeida, disse que todas são mulheres de muita garra, destemidas em suas profissões e que orgulham o povo sul-mato-grossense. A Deputada parabenizou o Sebrae pela organização do evento que consolida um espaço dedicado às mulheres empreendedoras de Mato Grosso do Sul.
“Trabalhei 16 anos na rua, em sol e chuva, acordava às 4h da manhã e dormia meia noite; fiquei conhecida na cidade como a Neidinha do Salgado. Passei necessidades, mas hoje meu negócio garante o sustento da família”, afirmou Neide Alves, que se formalizou como empreendedora individual em 2010.
“Hoje é um dia de muita alegria”, afirmou a empresária Márcia Antônia que há 32 anos começou uma escola com a missão de levar “ensino forte – como o que tem nas capitais – a uma cidade do interior”. A garagem foi a secretaria acadêmica no período de matrícula escolar. “Consegui o salão de uma igreja emprestado e ali iniciei as primeiras turmas, eu era a diretora, a professora, a secretária, a serviços gerais, fazia tudo, hoje tenho 45 funcionários”, afirmou.
Participaram também da premiação, empresárias sul-mato-grossenses, líderes de entidades, a vice-presidente da BPW, Célia Zanetti, as vereadoras eleitas Luiza Ribeiro e Carla Stefanini, a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, do Governo do Estado, Tay Loschi, entre outas personalidades.