sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dione Hashioka – Assembleia Legislativa homenageia dentistas do Estado



 O Dia do Dentista, comemorado na quinta-feira (25 de outubro), foi lembrado com uma série de homenagens em uma solenidade na Assembleia Legislativa. O evento, proposto pela deputada Dione Hashioka (PSDB), reuniu profissionais da área e destacou o avanço da odontologia além do amor à profissão. O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, Francisco Grilo, prestigiou a sessão solene e ressaltou os bons resultados dos investimentos no setor em Campo Grande. 
“A saúde bucal da Capital é referência para as demais cidades brasileiras como São Paulo e até mesmo em outros países”, afirmou. Para ele, ainda há problemas, porém os avanços se sobressaem. O desafio, na opinião do presidente, fica por conta do avanço na área da odontologia hospitalar que prevê a presença do cirurgião-dentista nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nos hospitais. Entre os homenageados estava o dentista Jayme Valladares Novaes, de 72 anos, que encerra a profissão em 2013 após 47 anos de atuação.
 “Essa homenagem veio culminar com um final de carreira. Amo essa profissão e se tivesse que começar, seria novamente na odontologia”, expressou. Recém eleito prefeito da cidade de Anaurilândia, o odontólogo Vagner Alves Guirado declarou sua paixão pela odontologia e sustentou que a profissão o levou para o atual cargo público. “Cresci como dentista e fui reconhecido pela população. Como prefeito, serei instrumento para valorizar ainda mais a profissão na questão salarial, na melhoria das condições de trabalho para os colegas e na melhoria da qualidade da saúde bucal no município”, completou. 

A odontóloga Rosana Giordano, Coordenadora do Curso de Odontologia da UFMS, que representou os homenageados na tribuna da Assembleia Legislativa disse que a consolidação da Odontologia é muito recente e a regulamentação só aconteceu em 1966. “Se no passado longas décadas foram necessárias para a odontologia brasileira ser reconhecida de acordo com sua grandeza, nos últimos quarenta anos evoluímos a longos passos. Atingimos esse perfil graças à alta qualidade do ensino odontológico em nosso País”, disse Rosana Giordano. 
Outra homenageada, Maria Aparecida Amorim, recebeu também o carinho dos servidores da Assembleia Legislativa visto que desempenha seu trabalho odontológico na diretoria de Saúde da Casa. Welington Moreira Melo da Federação Interestadual dos Odontologistas, afirmou que “tanto nós, como todos que começam uma profissão não pensam em ser homenageados, mas isso é muito gratificante. Sempre digo que temos 100 por cento da odontologia no Poder Legislativo do Estado com duas deputadas odontólogas”. 
Odontólogas por profissão, as deputadas Dione Hashioka e Mara Caseiro definiram a homenagem à classe profissional como justa e falaram sobre a saudade do tempo em que atuavam como dentistas. “É a profissão que escolhi para minha vida. Tenho a certeza do quanto esse profissional deve ser valorizado, por isso destaco essas pessoas que contribuíram com o enriquecimento da profissão na área educacional, clínica e social”, afirmou Dione Hashioka. Também foram homenageados os dentistas Valdir Sader Gasparotto, Catarina Prado e Orlando Alves Siqueira.